Mais de 130 jovens da região de São Pedro do Avaí lotaram a Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra durante uma programação que incluiu palestras e oficinas voltadas para a Juventude Rural. O projeto foi desenvolvido pelo Senar e Sindicato Rural de Manhuaçu com apoio da direção da escola.
A mobilizadora do Senar, Isaura da Paixão, abriu a programação com uma mensagem, chamando a atenção dos jovens para a responsabilidade deles como os futuros dirigentes do País e, em particular, como os futuros dirigentes do agronegócio brasileiro. "A sua responsabilidade, jovem, é muito grande, porque de você depende a alimentação e bem-estar de muita gente". Outra preocupação manifestada pela mobilizadora foi em relação à participação dos jovens no cenário político. "O SENAR profissionaliza, mas queremos também que o jovem se interesse e participe dos processos políticos, seja empreendedor e lute por melhorias para a zona rural", acrescentou.
Foram trabalhados temas como a auto-estima, a questão das drogas e a segurança no meio rural. Ações de artesanato foram apresentadas durante oficinas.
Isaura explicou que o evento foi uma oportunidade de mostrar o que o Senar oferece para o público rural. “Queremos dar condições de melhorar o conhecimento dos filhos dos produtores que pretendem continuar trabalhando no meio rural. O Senar dispõe de vários cursos, seminários e projetos ligados ao campo".
RESULTADOS
A diretora da escola Maria Lúcia destacou o objetivo de provocar a participação dos jovens. "Isso vai ao encontro da nossa proposta pedagógica. Reuniões como essa são importantes para elevar o nível de consciência de nossos jovens e prepará-los para assumirem a liderança de suas comunidades.", observou.
Durante o encontro, o delegado Getúlio Lacerda, o Subtenente Gonçalves e representantes do Corpo de Bombeiros apresentaram palestras aos jovens. Na oportunidade, foram prestadas homenagens às três instituições que compõem o sistema de segurança pública em Manhuaçu.
Jailton Pereira - 08/07/08 - 22:49 - portalcaparao@gmail.com