A Câmara de São João do Manhuaçu promoveu uma reunião com os órgãos de segurança pública do município. O encontro foi movido pelo interesse em combater o aumento do número de crimes e a falta de segurança no trânsito.
A sessão teve a presença do Prefeito José Miranda Barbosa, representantes de doze instituições, bem como representantes das Polícias Civil e Militar e vários vereadores. Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente da Câmara, Gilberto Evangelista.
Os problemas relacionados ao trânsito e as ocorrências de furtos e outros delitos foram os dois pilares da reunião. A decisão do grupo foi de adotar medidas educativas e outras ações para coibir os crimes no município.
Uma das primeiras atividades é a realização de palestras educativas conjuntas em todo município, de forma periódica e contínua, envolvendo Policias Militar e Civil, Conselho Tutelar, escolas, igrejas e demais órgãos ligados à segurança pública.
VELOCIDADE
Outra preocupação levantada durante a reunião foi sobre a segurança de alunos das escolas municipais e estaduais. Segundo o levantamento, tem havido abuso de velocidade próximo aos estabelecimentos de ensino.
A primeira sugestão foram quebra-molas, contudo os exemplos dos resultados obtidos em Manhuaçu com a Campanha Olho Vivo na Faixa foram mais fortes. A idéia é consenso das autoridades em buscar a implantação de algo semelhante na cidade.
O Presidente da Câmara Gilberto Evangelista comemorou os resultados e a importância da reunião. “A comunidade anda muito preocupada com os problemas atuais. Esse encontro é um primeiro passo para que possamos dar uma resposta a essas reivindicações dos moradores”, afirmou.
Ele destacou a participação das instituições constituídas e comprometidas com a segurança. Das dezessete convidadas, quase todas estiveram presentes. “Quando discutimos segurança, estamos discutindo a participação das escolas, polícias, comunidade, bancos, conselhos comunitários, associações, igrejas, prefeitura, Câmara de vereadores, enfim, os órgãos estão ligados aos problemas e as soluções que deverão ser abraçadas por todos”, declara.
Antônio José - 28/04/07 - 10:27