CAPUTIRA (MG) - A Prefeitura de Caputira, através do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e do Departamento Municipal de Esporte e Lazer realizará o Carnaval na cidade nos dias 25, 26, 27 e 28/02.
O prefeito municipal de Caputira, Celso Gonçalves, explica que “em virtude da situação desfavorável que a administração encontrou a prefeitura, surgiu a ideia de realizar o carnaval estabelecendo parcerias entre o poder público, empresas privadas e a participação voluntária de cidadãos caputirenses.”
O Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Caputira, Flávio Araújo de Sá, esclarece que “o Capufolia 2017 – Batuque no Buteco, irá proporcionar aos participantes um carnaval com uma formatação diferente. Da nossa querida (e esquecida) ‘Corporação Musical Campo Florido’, surgiu a ‘Fanfarra Campo Florido’, formada por voluntários especialmente para relembrarmos a cultura dos carnavais dos bons tempos, com as marchinhas clássicas e que traduzem bem a essência e a nostalgia do Carnaval, e que irá arrastar os foliões pelas rua da cidade".
Haverá a concentração dos blocos na Praça Central todas as noites, a partir das 21 horas, com destino aos bares. Cada noite um dos bares participantes sediará a festa e um dos blocos tomará conta da folia: dia 25/02 será o ‘Bloco Skoltados’, dia 26/02 será o retorno do ‘Bloco Coco Loko’, que já participou de outros carnavais da cidade ; dia 27/02 será o ‘Bloco Pé de Cana’ e no dia 28/02 será o ‘Bloco do Torresmo’, já considerado tradicional na cidade e famoso pelas aparições que sempre faz no último dia de Carnaval, mesmo quando a prefeitura nem realizava a festa. Todas as noites haverá show com a banda Unidos da Folia, tocando axé e marchinhas de carnaval também.
No domingo, dia 26/02, a partir das 16 horas haverá matinê na praça, com a Tia Vera e Tia Joaninha, ex-professoras e personagens importantes na vida de muitos caputirenses, relembrando com as crianças de hoje as matinês de antigamente. Máscaras e painéis gigantes com motivos africanos, confeccionados em madeirite e pintadas à mão por um artista plástico de Rio Piracicaba, serão fixadas nos postes de energia elétrica que, juntamente com as fitas coloridas, irão criar o clima da folia na cidade. Muitos voluntários estão colaborando na confecção da ornamentação para as ruas.
A Polícia Militar de Caputira, na pessoa do Sargento Gerônimo, já está se mobilizando para aumentar o contingente de policiais e garantir a segurança dos participantes durante os quatro dias.