BELO HORIZONTE (MG) - O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, recebeu convite oficial da organização para participar da abertura do 21º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas. Ele se reuniu com o deputado estadual João Magalhães em audiência na Cidade Administrativa, na sede da SEAPA, acompanhado da Prefeita Cici Magalhães, do Presidente da ACIAM, Silvério Afonso Júnior, e do Secretário Municipal de Comunicação Social Alexandre Leitão.
O deputado João Magalhães reforçou, durante o encontro, que Manhuaçu é o maior produtor na região e as Matas de Minas respondem por 25% da produção de café de Minas Gerais. “Fizemos o convite para que o secretário, que é da nossa região, esteja prestigiando a abertura do Simpósio de Cafeicultura e trazendo também novidades sobre a atuação do Governo de Minas Gerais. A Secretaria de Agricultura é parceira de vários projetos da cafeicultura regional, especialmente através da Emater-MG, por isso esperamos a participação no evento”, destacou.
O presidente da Associação Comercial, Silvério Afonso Júnior, reforçou o convite destacando a importância da parceria com o Estado. "O simpósio é o maior evento da cafeicultura na região, aguardado com expectativas por produtores, técnicos, lideranças regionais, empresas e o setor acadêmico por representar uma grande oportunidade de intercâmbio técnico, realização de negócios e contatos com o mundo do café”, destaca o dirigente.
EVENTO SERÁ EM ABRIL
O Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas começa no dia 04 de abril no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), tem apoio da Prefeitura de Manhuaçu, com expectativa de que cerca de 1.500 cafeicultores participem durante os quatro dias de palestras, debates, exposição e dia de campo.
A proposta do evento é disseminar conhecimento e incentivar os produtores, além de discutir as ações para o fortalecimento da cafeicultura na região das Matas de Minas.
A cafeicultura é a principal atividade agropecuária na região de Manhuaçu, que tem cerca de 20 mil propriedades cafeeiras. O número representa 71% das propriedades produtoras de café na Zona da Mata, a segunda região produtora de café no estado. A área plantada na região é de aproximadamente 115 mil hectares de cafés, responsáveis pela produção de 2,8 milhões de sacas.