Aplicada pelo Sebrae, a metodologia aborda os fatores determinantes para o sucesso na atividade. Durante nove dias, o treinamento trabalhou as dez características empreendedoras apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essenciais para um gestor bem-sucedido: busca por oportunidades e iniciativa; exigência de qualidade e eficácia; disposição para correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; busca por informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.
O seminário em Manhuaçu foi coordenado por Giovani Cota Fonseca, Marcos Costa de Oliveira e Lina Valéria Nascimento F. Gomes da Costa. A técnica da micro regional do Sebrae Ereni Emerick explica que a diversidade da turma e o excelente número de participantes foram diferenciais neste ano: “Superou as nossas expectativas, porque justamente é um grupo maior para vivenciar as características comportamentais. Tivemos com 33 participantes de Manhuaçu, Simonésia, Ipatinga, Caratinga e Ipanema”, ressalta.
Segundo o empresário Carlos Alberto Nunes, a importância do Empretec é indiscutível tanto para empresários que já possuem um negócio quanto para aqueles que desejam abrir uma empresa. “A capacitação não se resume à teoria e aprendemos a evitar cometer erros no cotidiano empresarial”, afirma.
Ereni Emerick relata que nas duas turmas anteriores em Manhuaçu, o resultado é visível após o Empretec. De lá pra cá, há empresários que se tornaram mais confiantes e apostaram em decisões que tornaram suas empresas mais bem sucedidas no mercado. “O seminário tem muitas aulas práticas e muitas atividades. Realmente todos os participantes vivem uma imersão enorme durante esses dias. Isso desenvolve o potencial empreendedor”, destaca.
Carlos Henrique Cruz - 27/07/08 - 15:30 - portalcaparao@gmail.com