Reivindicação antiga de comerciantes da região central, a obra de melhorias na Amaral Franco privilegia os pedestres, principalmente consumidores. O crescimento da cidade e o aumento do número de pessoas circulando fez com que o limitado espaço das antigas calçadas ficasse impraticável.
A revitalização foi iniciada com a previsão de apenas ampliar as calçadas. O resultado é que toda a rua passou por melhorias. Além de aumentar o espaço das calçadas e trocar todo o piso, a prefeitura melhorou o sistema de drenagem e substituiu o piso da área de circulação de veículos.
“Quando a obra foi iniciada e começamos a retirar o asfalto para aumentar as calçadas notamos que o alinhamento da rua ficaria mais alto que algumas lojas. Para evitar inundações e outros inconvenientes em dias de chuva, decidimos retirar a camada de asfalto e as pedras antigas e refazer o piso com bloquetes sextavados”, explica o Secretário de Obras, José Carlos, que lembrou que foram colocadas mais bocas de lobo.
MAIS ESPAÇO
O secretário explicou que a decisão da prefeitura foi justamente de privilegiar o espaço para os pedestres. “Desde o projeto inicial, ouvimos comerciantes e lideranças para definir como seria a obra. Como o pedido era para haver mais espaço, não criamos obstáculos como bancos e jardins”, detalhou.
Para completar o processo de revitalização do trecho, a Prefeitura de Manhuaçu também substituição o sistema de iluminação. A exemplo do que foi feito no trecho inicial da Avenida Salime Nacif, foram colocadas novas luminárias e com luzes mais eficientes e econômicas. A mudança melhora o visual do local à noite e ajuda na segurança.
Carlos Henrique Cruz - 29/07/08 - 12:12 - portalcaparao@gmail.com