MANHUAÇU (MG) - Moradores de Manhuaçu e técnicos da Estação de Tratamento de Água do Saae, no bairro Santa Luzia foram surpreendidos por uma agua barrenta e escura do rio Manhuaçu e da captação de água do Córrego São Sebastião no Manhuaçuzinho, nesta quarta-feira, 22/03, Dia Mundial da Água.
De imediato foi suspenso a captação deste sistema para que o abastecimento de água de Manhuaçu não fosse comprometido. O diretor do Saae e Técnicos da autarquia foram em busca do problema que atingiu também as águas do rio Manhuaçu, mas não chegou a comprometer a captação.
De acordo com Luiz de Carvalho o problema foi o rompimento de um açude, numa propriedade rural na região do Córrego São Sebastião. “Essa manhã tivemos uma mudança na qualidade da água e procuramos interromper o tratamento dessa água. Chegando na barragem constatamos o rompimento do açude na noite dessa terça, mas a água alterada só chegou na manhã dessa quarta-feira”, explica.
O diretor do SAAE acredita que dentro dos próximos dias a água voltará a normalidade. “Creio que dentro de dois ou três dias voltaremos a captar a água da barragem do São Sebastião”, explica.
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e compareceu ao local.
O proprietário rural foi notificado e orientado a procurar os órgãos ambientais para as devidas licenças, caso queira fazer a recomposição da barragem. Não existia produtos químicos na água.