Sob o tema “Aquecimento Global e os Limites da Biosfera”, a segunda edição do evento tem por objetivo dar informações ao público a respeito da crise do clima e seus impactos na saúde humana, economia e biodiversidade, bem como apontar soluções para a mitigação dos efeitos adversos das mudanças ambientais globais.
De acordo com o ambientalista e coordenador do fórum, Eddy Willian Melo Soares, o evento mostrará a mais crua realidade da crise ambiental em que o planeta se encontra. “Não há mais como negar que o clima está mudando e que o meio ambiente se encontra a beira de um colapso. Estamos produzindo e consumindo mais do que a natureza é capaz de fornecer e o aquecimento global é apenas um indício do grande problema. O desafio será bem mais árduo e temos a obrigação ética de criar planos estratégicos de adaptação às catástrofes naturais com urgência para não sermos pegos de surpresa”. Ficar esperando e não fazer nada é o caminho mais vergonhoso, conclui Eddy.
O fórum contará com a presença de autoridades, ambientalistas, cientistas e pesquisadores reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelos seus trabalhos nas áreas de climatologia, tecnologias limpas, créditos de carbono e meio ambiente em geral. Terá como palestrantes o senador Renato Casagrande, membro da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional; José Aroudo Mota, coordenador de Meio Ambiente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA; Ruibran dos Reis, metereologista do MG Tempo/PUC Minas; Jeanicolau Lacerda, engenheiro florestal da KeyAssociados e consultor da SOS Mata Atlântica; Lucio Cadaval, ambientalista da Conservation International, Niwton Castro, engenheiro da Emater, e Virgílio Medeiros, da superintendência de Alternativas Energéticas da Cemig.
Informações completas e inscrições pelo site: www.ecofuturismo.com.br Assessoria de Imprensa - 17/08/08 - 18:46 - portalcaparao@gmail.com