MANHUAÇU (MG) - Prestação de serviços, feira agricultura familiar com alimentos agroecológicos e homenagem aos produtores. Essa foi a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em mais uma etapa dos Fóruns Regionais do Governo de Minas Gerais. O evento aconteceu em Manhuaçu, no Território Caparaó, na quinta-feira (29/06).
No estande da Secretaria de Agricultura, Emater-MG, IMA e Epamig o público teve acesso a informações e pôde tirar dúvidas. No local, os agricultores também fizeram o cadastro no Portal do Produtor Rural. Por meio do portal, os agricultores têm acesso a diversos serviços do IMA.
“O portal facilita a vida do produtor, que pode acessar diversos serviços, como, por exemplo, a emissão de documentos sem precisar se deslocar até o escritório do instituto”, afirma a coordenadora regional do IMA em Viçosa, Maria José Novaes.
Na feira da agricultura familiar, organizada pela Emater-MG e prefeituras, o público adquiriu alimentos produzidos no sistema agroecológico. Mel, hortaliças, frutas e quitandas foram alguns deles. No total, 30 produtores de quinze municípios participaram. Júlio Sathler é um deles. O agricultor é de Manhumirim e produz hortaliças e mel. “É bom para divulgar o nosso produto e fazer novos contatos”, disse.
“A feira é importante para mostrar o trabalho que é feito nos municípios e a diversidade da produção na região”, ressalta o gerente regional da Emater-MG em Manhuaçu, Rômulo Matozinho de Carvalho.
Completando a programação, a Seapa e suas vinculadas Emater-MG, IMA e Epamig fizeram a entrega do certificado Produtor Rural Destaque. Vinte e seis agricultores foram homenageados.
“É um reconhecimento da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas aos agricultores que tanto trabalham e se dedicam à agropecuária, gerando renda e desenvolvimento em seus municípios e para o Estado”, disse o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão.