MANHUAÇU (MG) - A equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Santa Luzia realizou, recentemente, a ‘1a Passeata de Conscientização Contra o Preconceito’. O objetivo desta iniciativa foi despertar as famílias quanto a importância da participação nasações desenvolvidas pelo ESF e da vida em sociedade, além de alertar sobre os males causados pelo preconceito,a discriminação e a violência racial.Participaram da mobilização, agentes de saúde, coordenação da ESF, estudantes, professores e diretores da Escola Municipal Sônia Maria Batista da Silva.
Munidos com cartazes e faixas,todos demonstraram que é o momento de se despertar para a situação que está cada dia mais preocupante: o preconceito existente na sociedade.As frases também serviram para chamar a atenção da população quanto à discriminação e o racismo no Brasil.Para a elaboração deste material, os educandosfizeram pesquisas prévias sobre os temas, e, com muita criatividade, confeccionaram os cartazes e as faixas.
Segundo a coordenadora do ESF/ Santa Luzia,enfermeira Janaína Pereira Pimentel, o trabalho realizado foi bem-sucedido e promoveu conscientização sobrea a valorização do ser humano.
Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença, e, às vezes, suas atitudes chegam a causar constrangimento. ‘Dentro do que foi proposto e aceito pela comunidade, com a participação da escola, o resultado foi surpreendente’, conclui Janaína Pereira.
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu