REDUTO (MG) - A Fadileste recebe nos dias 25 e 26 um dos maiores nomes da psicologia jurídica da América Latina. O professor Dr. Jorge Trindade ministra duas palestras com os temas relacionados a Psicologia e Direito.
As inscrições já estão abertas na sede da Fadileste, em Reduto. No dia 25/08, às 19:30 horas, a palestra será “A Importância da Psicologia Jurídica para operadores do Direito e Psicologia”. Já no sábado, 26, às 16:30, o tema da palestra será “Delinquência juvenil”.
Dr. Jorge Trindade é especialista em Psicologia Clínica e Jurídica, pós-doutor em Psicologia Forense e doutor em Psicologia Clínica e em Ciências Sociais. Para o professor, o direito e psicologia são duas matérias que se entrelaçam por terem como objeto de estudo o ser humano e seu aprimoramento. “Justiça é o fim comum das duas disciplinas”, afirma.
Além da palestra, o Dr. Jorge Trindade fará o lançamento da 8ª edição do Manual de Psicologia Jurídica, contendo diversos capítulos novos com conexões entre a Psicologia e o Direito.
Para participar, os interessados devem procurar o setor de xerox na Fadileste a tarde ou a noite. Para alunos da Fadileste, o valor é de 20 reais e para os demais públicos 30 reais.
![]() |
Professor de Psicologia Jurídica Maxwell Pavione e o palestrante Dr. Jorge Trindade (direita) |
CURRICULO
Dr. Jorge Trindade é Doutor em Psicologia Clinica e Saúde Mental (W/CIU) e em Ciências Sociais (Universidade Técnica de Lisboa); Pós-doutor em Psicologia Forense e do Testemunho (Universidade Fernando Pessoa, Porto), Mestre em Desenvolvimento Comunitário (UNEX).
Atualmente, é Professor Titular na Universidade Luterana do Brasil (desde 1989), no Curso de Mestrado em Criminologia da Universidade de Aconcágua, (Argentina, desde 2005).
Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ), Procurador de Justiça do Ministério Público (inativo) e Fundador da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio grande do Sul
Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Família (IBDFAM-RS) e da Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF-RS), Vice-Presidente da Asociacion Latinoamericana de Magistrados, Funcionários, Profesionales y Operadores de Niñez, Adolescencia y Família e Membro Titular da Academia Brasileira de Filosofia, atualmente em desempenho das funções de Chanceler e Membro de Honra da Associación Civil Argentina de Criminologia Experimental (ACACE-AR)
É autor de diversas obras, dentre elas: Manual de Psicologia Jurídica para operadores do Direito (8ª. Ed); Pedofilia: aspectos psicológicos e penais (3ª Ed.); Delinquência Juvenil: uma abordagem transdisciplinar (3ª. Ed); Psicopatia: a máscara da Justiça; Psicologia Judiciária para a Carreira da Magistratura (2ª Ed) e Criminologia: Trajetórias Transgressiva, juntamente com Laura Nunes, no prelo.
Além disso, tem mais de 20 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, especialmente na área de conexão entre Psicologia, Direito e Criminologia.