MANHUAÇU (MG) - Sessão solene da Academia Manhuaçuense de Letras homenageou professores e alunos na noite de sexta-feira, 01/09. Ainda foi lançado o terceiro livro de autoria do acadêmico José Olinto Xavier da Gama: “Capítulos da História do Vale do Manhuaçu”.
A cerimônia pelo dirigida pelo Presidente da AML Dr. Luiz Amorim, e conduzida pelo acadêmico SJ de Moraes. Na mesa principal, presença do acadêmico e primeiro diretor do Colégio Tiradentes Dr. Ary Nogueira da Gama, o presidente da APAE Manhuaçu Xérxes Albéfaro, o vereador Giovanni Mageste, o jornalista Eduardo Satil – representando o Conselho Municipal de Educação; e o odontólogo Dr. Paulo César de Oliveira – representando o Rotary Clube de Manhuaçu. A solenidade contou expressiva participação de acadêmicos e convidados.
PROFESSORES
A educação foi lembrada de forma especial pela AML, no decorrer da sessão solene, onde se destacou a importância da profissão para o presente e o futuro do país.
Na oportunidade, professores e alunos de destaque de escolas do município foram homenageados com o Certificado de Mérito Cultural da Academia Manhuaçuense de Letras.
Receberam a homenagem: pelo Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) a Professora Maria Tereza Pereira Dutra Mendes e a aluna Lorena Miranda Moura; pela Escola Estadual São Vicente de Paulo, a Professora Maria Goreti Gomes e o aluno Luís Cláudio Werner; pela Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala – APAE as Professora Dirce Maria de Oliveira Batista e Giane Márcia Ferreira Martins e os alunos Lucas da Silva Elias e Rogério Augusto da Silva; e pela Escola Municipal São Vicente de Paulo – CAIC a Professora Maguinéa Garcia Júlio e o aluno Geyson Júnior Soares Medeiros.
CAPÍTULOS DA HISTÓRIA
A segunda parte da noite festiva foi o lançamento do livro Capítulos da História do Vale do Manhuaçu.
O autor José Olinto Xavier da Gama é odontólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós graduado pela PUC-Rio. Filho de Ary Nogueira da Gama e Juracy Xavier da Gama, é professor de Biologia e escritor apaixonado pela história de Manhuaçu, cidade onde nasceu, dedicando-se também ao estudo da genealogia de famílias tradicionais e participando de vários grupos de intercâmbio genealógico.
Membro efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras, José Olinto, em 2003, iniciou pesquisa sobre o município de Manhuaçu, resultado em seu primeiro livro: Manhuaçu – Rio e Município. O segundo livro teve como tema “Famílias Ancestrais”. A nova obra é a continuidade de seu trabalho de integrar a ciência da genealogia com o passado de nossa terra, trazendo a luz sobre um período fértil da rica história regional.
José Olinto é um entusiasta da história de Manhuaçu, não medindo esforços e tempo para que nossas tradições e nossa história não se esvaeça com o tempo.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br