MANHUAÇU (MG) - Para chamar atenção dos moradores do Bairro Petrina, funcionários do ESF (Estratégia Saúde da Família), juntamente com os alunos e professores da Escola Municipal Petrina Maria da Conceição, realizaram passeata pelas ruas. O objetivo da ação foi promover um alerta a respeito da necessidade de haver melhor convivência comunitária.
A iniciativa desta passeata decorreu da constatação de várias ocorrências envolvendo preconceito entre moradores, que estavam até mesmo utilizando termos pejorativos para gerar injúria.
Assim sendo, os professores e a equipe técnica do ESF Petrina decidiram organizar a passeata, saindo às ruas exibindo cartazes e faixas, contendo palavras de amor, paz e respeito.
A enfermeira responsável pelo ESF, Tânia Amaro de Souza, diz que o assunto merece a atenção da comunidade, para que a sociedade faça valer o respeito mútuo. Ela pontuou ainda a conscientização sobre a discriminação, ressaltando que as diferenças não podem estar entre as pessoas. ‘O estímulo para que o respeito seja a chave principal começa bem cedo. A família é fundamental, para que os valores sejam preservados’, relatou.
A diretora da Escola Municipal Petrina Maria da Conceição, Eliane Faustino Knupp, ressalta que o trabalho precisa ser feito agora. Ela lembra que as coisas que vêm acontecendo no Brasil têm roubado as crianças, a fé e a esperança. ‘Mas é por meio das crianças que teremos algo melhor e poderemos voltar a sonhar’, pontuou.
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu