Portal Caparaó - "Apagão" na telefonia gera prejuízos em Manhuaçu
Economia

"Apagão" na telefonia gera prejuízos em Manhuaçu

09/09/2008 - Atualizado em 11/09/2008 18h11

O rompimento de um cabo de fibra ótica foi a causa da falta de comunicação que tomou conta de várias cidades da região, no último sábado (06), quando os telefones fixo e móvel da operadora Oi ficaram mudos, penalizando milhares de usuários. No Vale do Aço, o problema já foi esclarecido pela empresa de telefonia, mas em Manhuaçu, apesar das tentativas de contato com a operadora, ainda não foi possível esclarecer as panes no sistema registradas nos últimos dias.

A pane acabou afetando os clientes de outras operadoras, que também não conseguiam completar uma ligação para os clientes que têm celular da Oi e até telefone fixo, já que a grande maioria é da mesma empresa.

Em Manhuaçu, no sábado, entre outras cidades, no período da tarde e até o domingo no final do dia, simplesmente era impossível falar nos telefones fixos da cidade ou tentar ligações para outras localidades ou celulares. Só dava sinal de ocupado.

O problema em Ipatinga, de acordo com o diretor de Comunicação Corporativa da Oi MG/ES, Valdir Vasconcelos, em entrevista ao Jornal Vale do Aço, foi causado por uma retroescavadeira que estava cavando um buraco e acabou arrebentando a fibra ótica que fica entre Ipatinga e João Monlevade.

Como dentro da fibra há vários fios finos, cada um teve que ser recuperado um a um, daí a demora para o serviço ser normalizado.

CONSEQÜÊNCIAS

A Oi não soube informar quantas cidades foram afetadas, mas na região foram vários relatos de moradores que sofreram os prejuízos da falta de cobertura telefônica. Entre os serviços que foram prejudicados está o atendimento do Corpo de Bombeiros.

Na região de Vila de Fátima (BR-116), os motoristas sofreram para conseguir contato com o Corpo de Bombeiros Militar em Manhuaçu no final da tarde de sábado. Nem o telefone 193 e nem o número fixo da sede do pelotão recebiam ligações. Uma pessoa estava  presa no veículo.

As pessoas que precisaram do serviço tiveram que ir pessoalmente até a unidade dos bombeiros para pedir socorro.

Também houve reclamação de moradores e de empresas de tele-entrega. O prejuízo por causa dos telefones mudos foi grande e num horário de pico das vendas, nos dias em que mais se vende por telefone.

No domingo anterior, por problemas ainda não esclarecidos, a cidade de Manhuaçu também vivenciou um “apagão” dos sistemas de telefonia e de dados. Foi impossível utilizar internet de alta velocidade no domingo (31) durante grande parte do dia.

Por conta da falta de cobertura da Oi na região, a população também ficou impedida de fazer compras com cartão de crédito e enfrentou problemas com o o “sistema” de pagamentos estava fora do ar.

Em telefonemas e e-mails, depois que tudo voltou a funcionar, nesta segunda-feira, internautas que acessam o Portal Caparaó reclamaram da deficiência no final de semana.

Carlos Henrique Cruz - Com informações do Jornal Vale do Aço - jvaonline.com.br / portalcaparao@gmail.com - 09/09/08

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.