REDAÇÃO - Rafael Marques de Araújo, da fazenda da Serra, em Manhuaçu, nas Matas de Minas, foi o terceiro colocado do Brasil na edição mundial do 2º Ernesto Illy International Coffee Award. O concurso revelou nesta segunda, 16/10, em Nova Iorque, os cafés campeões de qualidade dos 9 países participantes da premiação.
O Brasil, principal fornecedor mundial para a illycaffè, registrou o seguinte pódio na safra 2016/2017: CBI Agropecuária, da Chapada de Minas, em primeiro lugar; Juliana Armelin, do Cerrado Mineiro, e Rafael Marques de Araújo, das Matas de Minas, em segundo e terceiro, respectivamente. Eles foram os ganhadores do 26º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, em março.
A vencedora brasileira é a CBI - uma empresa ítalo-brasileira fundada em 1971, que opera em Minas Gerais, dirigida pelos irmãos Ruggero e Tancredi Pisa SimoniniSpada.
Minas Gerais demonstrou a excelência de seus cafés especiais já no 26º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso. Grãos arábica de três diferentes regiões do estado foram reconhecidos como os melhores da safra 2016/2017 pelo concurso da illycaffè.
A premiação colocou os cafés entre os mais finos do mundo, garantindo um destaque especial aos três representantes do Brasil.
Além do país, foram premiados produtores da Índia, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Nicarágua, Etiópia, Honduras e Ruanda.
O anúncio foi realizado no Salão dos Delegados da Organização das Nações Unidas (ONU), com a presença do presidente da illycaffè, Andrea Illy, e do CEO MassimilianoPogliani, que momentos antes conduziram o seminário “O mercado de café e seus desafios – atualização anual”.
ILLY CAFÉ
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal.
Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável.
Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais.
A illycaffè empregava 1.269 pessoas globalmente em 2016, quando registrou receitas consolidadas de 460 milhões de euros.