BRASÍLIA (DF) - Brasília- A capital do Três Poderes está sediando o encontro, que reúne representantes de todo o Brasil, na busca de melhorias para o trabalhador e a trabalhadora. A 1a Jornada Nacional de Sáude do Trabalhador e da Trabalhadora teve início nesta quarta-feira,18 e estenderá até sexta-feira,20, com a participação de representantes dos mais diversos segmentos sociais,além de representantes da categoria dos trabalhadores.
O município de Manhuaçu está sendo representado pela assistente social da UPA, Denise Braga e a enfermeira coordenadora do Setor de Epidemiologia, Luane Mota de Sales. O evento é uma discussão a nível nacional sobre a implementação da saúde do trabalhador e trabalhadora a nível nacional, estadual e municipal.
O processo de implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), iniciou bem recente no município. Pela primeira vez participa do evento, sendo representado pela coordenadadora da Comissão, Conselheira Denise Braga, e a referência municipal de saúde do trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, Luane Mota de Sales. "A parceria entre controle social e politica municipal é fundamental, para a efetivação dessa política no nosso município. Por isso estamos aqui discutindo essas diretrizes importantes", ressalta Luane Mota.
Durante os três dias, as discussões temáticas serão pautadas em discussões temáticas sobre a saúde do trabalhador, controle social e realidades nacionais referentes a inserção dessa politica. As participantes estão com grande expectativa, para a efetivação de todo conhecimento adquirido na realidade do municipio de Manhuaçu.
A conselheira de saúde, Denise Braga relata explica que, nesses três dias de discussão a luta será para a manutenção dos direitos dos trabalhadores. "Aqui represento a cidade de Manhuaçu,onde trabalho como assistente social, sou conselheira de saúde e represento o controle social. Agradeço a Secretária de Saúde, Dra.Karina Gama e equipe, bem como o Conselho Municipal de Saúde" pelo apoio,disse Denise Braga.
Assessoria da Secretaria de Saúde - com informações de Denise Braga