Raimundo Conceição dos Santos, o Baianinho, de 29 anos, libertou às 18:30h desta segunda-feira a mulher e duas crianças que ele mantinha como reféns sob a lâmina de uma faca numa casa na Avenida Castelo Branco, no bairro Santana, em Manhuaçu. A mulher, ex-companheira dele, Regiane da Silva Dias, 23 anos, e as duas crianças uma de um ano (filha do casal) e outra de sete anos, foram libertadas depois da negociação da polícia e com a presença da imprensa e de advogados.
A Polícia Militar foi chamada por volta de 17 horas. Baianinho invadiu a casa da ex-companheira e rendeu a mulher e a filha deles, além de uma criança de uma vizinha. Com uma faca na mão e visivelmente transtornado, ele ameaçava ferir as três. Ainda não ficou claro o motivo que o levou a tomar tais atitudes.
Equipes de patrulhamento e da Rotam, além do comandante do policiamento em Manhuaçu, capitão Luciano Reis, foram para o local e iniciaram as negociações. Baianinho aparentava estar sob efeito de drogas. Durante cerca de uma hora, eles negociaram a libertação dos reféns.
Dentro da casa, baianinho quebrou uma janela, mantinha as luzes apagadas e não aceitava libertar nenhuma das crianças.
IMPRENSA E ADVOGADO
Somente com a presença da imprensa é que ele começou a ceder. Exigia o tempo todo que os moradores ficassem por perto (queria testemunhas) e o jornalista Klayrton de Souza (TV Catuaí).
Mesmo com a presença da imprensa, através da Rádio Manhuaçu e também do Portal Caparaó, Baianinho ainda exigia que um advogado estivesse no local. Depois de algum tempo, policiais conseguiram contato com Geraldo Antônio dos Santos Feres, o Xodó.
O advogado e o jornalista pularam a janela para que ele aceitasse se entregar. Saíram conduzindo Baianinho até o xadrez do carro da polícia. Populares o vaiaram quando saiu da casa.
A PM prendeu o rapaz e apreendeu a faca que estava com ele. Os reféns passam bem, apesar de estarem bastante abalados.
Carlos Henrique Cruz - 19:14 - portalcaparao@gmail.com - 15/09/08 - Com Jailton Pereira e Klayrton de Souza