MANHUAÇU (MG) - O desempenho na edição 2016 mostra que a Black Friday é mesmo uma oportunidade de negócios para as lojas físicas. Pelo terceiro ano, a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manhuaçu (CDL) promovem na próxima sexta e sábado a campanha promocional Black Friday 2017.
Uma pesquisa de amostragem realizada no ano passado aponta que, entre os estabelecimentos que participaram da liquidação, 75% deles tiveram as expectativas de negócios atendidas.
O levantamento com lojas de roupas, calçados, óticas/relojoarias e supermercados mostra que a Black Friday proporcionou um crescimento médio de 15% nas vendas em relação ao período normal – em alguns casos, a movimentação chegou a 30%.
DOIS DIAS
Aproveitando a ação promocional de sexta-feira, dia 24, o comércio de Manhuaçu terá ainda mais um dia de descontos exclusivos no sábado, dia 25, quando as lojas estarão mantendo a campanha.
Várias empresas já estão identificadas com os cartazes e divulgações da promoção da Black Friday. Alguns estabelecimentos já iniciaram a semana com campanha específicas com descontos e vantagens para os clientes.
Além da divulgação específica e da necessidade de criar promoções reais, a ACIAM e a CDL entraram com sua campanha de divulgação da data, lançando mão de mídias diversas, como outdoors, internet e rádio, com apoio do Sicoob Credilivre e SEMA.
Silvério Afonso, Presidente da ACIAM, conta que o resultado no ano passado foi muito positivo com dois dias de campanha, elevando a expectativa para essa edição. “A nossa expectativa é melhor ainda. Nos preparamos mais e os lojistas também já se organizaram”, informa.
HISTÓRIA
Assim como nos EUA, o Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Nesse ano, o evento cai no dia 24. Para os varejistas, é o momento de esvaziar os estoques para receber os produtos para as vendas de Natal. Já para os consumidores, é uma ótima oportunidade para comprar mais barato.
Assessoria de Imprensa