MANHUAÇU (MG) - A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC), a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e os Correios promoveram reunião sobre o programa Exporta Fácil e as facilidades para exportação de produtos.
O evento teve o objetivo principal viabilizar a participação e melhorar o desempenho das empresas da região no comércio exterior, levando ferramentas de apoio para as micro, pequenas e médias empresas que poderão começar a exportar.
A demanda foi detectada na região que tem potenciais exportadores de diversos segmentos, como café, ametista, granito, joias, carnes, entre outros produtos.
Presidente da ACIAM, Silvério Afonso, avaliou positivamente a exposição da palestrante dos Correios, apresentada por Marcilene Canuta e considerou ser valioso o tema abrindo a simplificação inclusive para pequenos e médios empresários.
O programa de exportações simplificadas dos Correios é um exemplo. “O Exporta Fácil é um grande incentivo para o pequeno empresário começar a exportar. Para quem não tem a formalidade de um departamento de comércio exterior, os Correios suprem todas essas necessidades”, avaliou Silvério Afonso.
Diversas dúvidas foram debatidas sobre nota fiscal para exportação, peso, seguro, comercial invoice, exportação temporária, desembaraço de mercadorias, envio de amostras, tributação.
O Exporta Fácil é a solução dos Correios que atende às necessidades comerciais de pessoas jurídicas e físicas no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação.
O Presidente da ADESC, André Farrath, disse que a região tem potencial exportador e foi além dizendo que também tem viés de importação. Farrath se comprometeu muito em breve trazer em pauta em parceria com ACIAM o tema importação.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br