MANHUAÇU (MG) - A Defesa Civil da Prefeitura de Manhuaçu está vistoriando diversos locais na cidade e zona rural com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Obras e SAMAL. Após um fim de semana marcado por chuvas constantes na região, os problemas se intensificaram com o alerta para inundação do rio Manhuaçu e os deslizamentos de terra em vários locais.
A Defesa Civil recebeu diversos chamados de emergência desde o sábado. A maioria dos casos se relaciona a deslizamento de terra, queda de barrancos, queda de muro, queda de árvores, infiltrações e rachaduras em residências. Nesta segunda, à noite, a preocupação aumentou com relação ao risco de transbordamento do rio Manhuaçu.
Duas famílias no Engenho da Serra e no Bairro Nossa Senhora Aparecida foram orientadas a deixar residências com risco de desabamento. Segundo a Prefeita Cici Magalhães, a primeira preocupação é proteger os moradores das áreas de deslizamentos e a retirada de famílias que residem na margem do rio, em pontos mais baixos. “Está sendo um trabalho conjunto da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAAE e as secretarias de Obras, Samal e Assistência Social e Saúde. Viemos acompanhando as previsões e agora estamos nesse momento de apreensão. Estamos tentando retirar quem está nas áreas de maior risco com intuito de proteger as pessoas e prevenir”, afirmou.
Na zona rural de Manhuaçu houve deslizamento de terra em Manhuaçuzinho e no Córrego Roça Grande, inundações em Ponte do Silva, queda de pontes no Corrego Gavião, região de Dom Corrêa, e na comunidade do Córrego dos Raposos.
Um barranco atingiu carros numa garagem na região central, próximo a agência do Bradesco, em Manhuaçu. Apesar dos danos, ninguém se feriu.
ALERTA
A coordenadora de Defesa Civil, Vininha Nacif, conta que desde os primeiros dias com chuvas mais intensas estão orientado a população e alertando. “Agora, com a maior quantidade de chuva, emitimos o alerta nesta segunda e pedimos que cada um faça sua parte. Evite esperar. Não podemos alardear que virá uma grande enchente, mas o que temos certeza é que vai permanecer chovendo até quarta-feira, então não podemos descuidar”.
Segundo ela, são muitas as ocorrências e a Defesa Civil e os parceiros, como Bombeiros, estão percorrendo os lugares e adotando as medidas necessárias, como a retirada de moradores, mudança de móveis e até a proteção de encostas com lonas.
TRÉGUA
O nível das águas do rio Manhuaçu permanece aumentando nas primeiras horas desta terça-feira. No entanto, houve uma trégua nas chuvas em São João do Manhuaçu e Luisburgo, entre 8 e 11 horas.
Em Luisburgo, destacamento da PM informou que está somente chuviscando fino neste momento. A chuva deu uma trégua.
Ribeirão São Luiz bastante cheio.
Em São João do Manhuaçu, PM do destacamento informou que apenas chuviscando também neste momento.
O rio e áreas de baixada estão cheias. Chuva também deu uma parada.
Em caso de emergência, os telefones
Bombeiros 193
Polícia Militar 190
Defesa Civil de Manhuaçu 33 3339 2740 e 3339 2741
Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira - contato@portalcaparao.com.br