A chegada do Magazine Luiza esquentou o mercado de varejo em Manhuaçu nesta semana. Às vésperas do dia das mães, a nova rede de eletrodomésticos, móveis, informática e cama, mesa e banho entrou no mercado para fazer frente à Ricardo Eletro e com as lojas tradicionais da cidade.
O Magazine Luiza inaugurou nove lojas, nesta segunda-feira, no estado de Minas Gerais. Segundo a assessoria da empresa, as novas unidades estão instaladas nas cidades de Ponte Nova, Betim, Manhuaçu, Santa Luzia e Itabira. Já a capital recebeu quatro lojas.
É a segunda grande rede de varejo a se instalar em Manhuaçu. Na realidade, a presença da loja confirma a tendência de uma mudança de perfil na economia local, com mais concorrência, uso de cartão de crédito e novas modalidades de financiamento.
Com muita festa, a loja instalada na antiga Solar da rua Amaral Franco foi aberta às 10 horas. O Magazine Luiza, como tradicionalmente faz, desembrulhou o novo presente para Manhuaçu: sua primeira loja na cidade.
A chegada de grandes redes de varejo é uma tendência que demorou a atingir Manhuaçu. Cidades do mesmo porte já receberam três a quatro grandes empresas de varejo em móveis, eletrodomésticos e alimentos.
Em breve, a nova empresa que aporta na cidade são as Casas Bahia, que confirmam essa tendência e mostram que a economia de Manhuaçu anda atrativa.
Segundo o Magazine Luiza, a nova loja na cidade gera 23 empregos diretos. De acordo com a empresa, no total estão sendo gerados 350 novos empregos com as novas unidades mineiras. Agora o Magazine Luiza possui 363 lojas distribuídas em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
CONCORRÊNCIA
O resultado de mais uma loja ainda beneficiou os consumidores em geral. As duas lojas das grandes redes de varejo iniciaram esta semana uma guerra de promoções para sustentar o ritmo de vendas nesta semana das mães.
As lojas anunciaram promoções relâmpago, oferecem-se para cobrir a oferta da concorrência e até garantem um desconto de até 10% sobre o preço anunciado pelo vizinho. O prazo de pagamento também foi alongado. E até novas formas de pagamento, como cartão em 12 vezes sem juros, já surgiram essa semana.
Não são apenas as grandes lojas que inovaram. Para se ter uma idéia, anúncios pipocam na mídia com novas promoções e vantagens excelentes nas lojas tradicionais. De qualquer forma, a recomendação continua sendo a mesma: vale a pena pesquisar em todas as lojas antes de comprar e ver qual a promoção que mais lhe oferece vantagem. Pechinchar nunca esteve tão em alta em Manhuaçu.
A mesma recomendação vale para os clientes do setor supermercadista. Com dois meses de funcionamento, o Coelho Diniz ganhou sua fatia do mercado, abalou estruturas em outros pontos comerciais, mas não tirou espaço de ninguém.
A estratégia de ficar aberto todos os dias até 22 horas já afetou outros do mesmo ramo, que agora também abrem aos domingos e atendem até mais tarde. Nos preços, o consumidor também ganhou, mas vale a pena pesquisar e aproveitar as promoções de determinados itens que os vários supermercadistas oferecem.
Carlos Henrique Cruz - 08/05/07 - 17:49