MANHUAÇU (MG) - Está definido: o 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas será entre os dias 21 e 23 de março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu. Durante os três dias do evento, os produtores terão a oportunidade de participar de palestras com temas voltados para a produção e comercialização de café, além de minicursos e uma feira de oportunidades de negócios.
Considerado o maior encontro da cafeicultura regional, o evento acontece logo no início do período de colheita e reúne representantes de toda a cadeia cafeeira, desde o produtor até o consumidor. Com o objetivo de incentivar os negócios do setor, o Simpósio de Cafeicultura terá a Feira de Oportunidade de Negócios com mais de 40 empresas ligadas ao agronegócio do café, como oferta de produtos, insumos e equipamentos.
De acordo com o Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios (ACIAM), Silvério Afonso, o evento teve modificações na sua estrutura e formato. “Serão três dias de atividades. Resolvemos concentrar a programação de palestras e a feira de negócios e minicursos na quarta e quinta-feiras. Na sexta-feira, acontecerá o Dia de Campo em Martins Soares”, destaca.
Outra alteração é na distribuição de áreas de palestras, minicursos e estandes. “O layout dos expositores e das áreas de circulação privilegia a circulação por todos os espaços das empresas, favorecendo um clima de negócios e permitindo o melhor aproveitamento pelos participantes”, planeja.
O Presidente da Aciam, Silvério Afonso, explica que vários expositores já fecharam contrato para essa edição. “Estamos fazendo a comercialização dos estandes. Tivemos a confirmação de algumas empresas do ano passado, que vão estar conosco novamente, e já temos a adesão de novos interessados. Esperamos chegar ao final desse mês com a maior parte dos espaços vendidos”, estima o dirigente.