Em Manhumirim, muita sujeira no trevo de entrada marcou o início da votação. Candidatos jogaram santinhos durante a noite no local. Já dentro da cidade, o ambiente era menos poluído. O clima de ordem em todos os pontos em que estão as seções eleitorais é a principal característica da cidade. No total, 15.640 eleitores podem votar neste domingo.
A outras três cidades da zona eleitoral de Manhumirim, Alto Jequitibá, Martins Soares e Durandé também registram um clima de tranqüilidade. A polícia militar registrou alguns problemas com relação a provocações.
Em Durandé, uma ocorrência de transporte de eleitores. Já em Martins Soares, um candidato à prefeitura reclamou que estava se sentindo acuado com fiscais de outros partidos que exigiam que ele deixasse as proximidades dos locais de votação.
IPANEMA
Na região de Ipanema, o juiz Luiz Eduardo considerou o clima de eleições bastante tranqüilo desde a campanha. “Houve um acordo com os partidos das cidades de Conceição, Ipanema, Taparuba e Pocrane e isso contribuiu muito para o clima de tranqüilidade na campanha e na manhã deste domingo”, afirmou.
A polícia apura a explosão de um mecanismo, tipo uma bomba de fabricação caseira, no carro de um comandante da polícia militar na cidade.
LAJINHA
Em Lajinha, a cidade dá um verdadeiro exemplo de democracia com um clima eleitoral bem diferente do passado. A disputa sempre foi marcada por dois grupos muito competitivos na cidade, mas dessa vez a Justiça e os partidos dos três candidatos conseguiram um acordo que manteve o processo mais organizado.
Apesar de alguns fogos de artifício, a votação transcorre com tranqüilidade. A Justiça Eleitoral registrou substituição de urnas na cidade e em Chalé.
Já o município de São José do Mantimento, que tem o menor eleitorado da região, 2.040 eleitores, registra uma das eleições mais tranqüilas.
Carlos Henrique / Thomaz Júnior / Antônio José / Jailton Pereira - 05/10/08 - 15:06 - portalcaparao@gmail.com