LAJINHA (MG) - O ex-prefeito da cidade de Lajinha, Lúcio Sebastião dos Santos, foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por 3 anos e aplicação de multa civil no valor correspondente a 50 vezes sua remuneração mensal ao tempo em que era prefeito, um total aproximado de R$750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais). A decisão de primeira instância ainda cabe recurso.
A história dessa condenação originou-se de uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público em face do antigo gestor por contratações irregulares realizadas durante sua gestão. A sentença narra que, apesar de o concurso 01/2011 realizado pelo município ainda estar em vigência, o ex-prefeito manteve de forma irregular mais de 200 funcionários contratados a título precário ao invés de convocar e empossar os aprovados em concurso público.
Além dessa medida, o ex-prefeito responde a outras duas ações civis públicas que resultaram no bloqueio de seu patrimônio em um total de 350 mil reais.