MARTINS SOARES E MANHUMIRIM (MG) - Fiscalização realizada pelo 6° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito de Alto Caparaó apreendeu pássaros e aplicou multas em Martins Soares e Manhumirim, no sábado, 24/03.
A equipe formada pelo Sargento Ladsmar e os Cabos Werneck e Cerqueira esteve na Vila Emerick, em Martis Soares, atendimento de denúncia anônima de que havia um cidadão com pássaros em cativeiro em situação irregular.
Durante a fiscalização detectaram que o autor estava com o cadastro de criador amador em dia e na residência havia seis trinca-ferros e um tempera-viola, que constavam na relação de passeriformes.
Contudo, ao serem medidas as anilhas, bem como conferidas a autenticidade delas, os militares verificaram que cinco anilhas estavam com sinais visíveis de adulteração (amassadas, números desalinhados, fora da medida e etc.).
Além da prisão do autor pelo crime de adulteração das anilhas, foi aplicada a multa de R$ 43.563,40.
Já em Manhumirim, os militares apuraram denúncia anônima de que no bairro Morada Nova havia um cidadão com pássaros em cativeiro irregular.
Ao conferirem a documentação, a equipe apurou que o cadastro de criador amador estava suspenso e na residência havia dois trinca-ferros que constavam nessa relação de passeriformes com anotação de suspensão.
Os pássaros foram apreendidos, o autor preso e aplicada multa de R$ 4.226,30.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br