Portal Caparaó - Representantes da região participam de curso de torra de cafés especiais
Agronégocios

Representantes da região participam de curso de torra de cafés especiais

11/04/2018 - Atualizado em 12/04/2018 12h54

REDAÇÃO DO PORTAL CAPARAÓ - Os integrantes do Gquality, grupo de 30 profissionais que atuam na área de qualidade de cafés representando as mais diversas origens brasileiras, participaram nesta semana do curso sobre torra de cafés especiais. Da Origem das Matas de Minas a única participante foi a Novo Tempo Café, com os profissionais Giovani Gomes da Silva e Bruno Pires Sathler de Melo.

O Grupo GQuality se reúne de 3 a 4 vezes por ano com o apoio da plataforma Nucoffee, onde debatem temas relacionados a qualidade do café e participam de cuppings para a calibração sensorial de todos.

Georgia Franco de Souza, Barista, Mestre Torradora, Instrutora e Provadora de Cafés Especiais e Sócia Proprietária do Lucca Cafés Especiais, foi a responsável pela condução do curso utilizando as tecnologias mais recentes associadas ao processo de torra.

Segundo José Naves – QGrader e Responsável pela Qualidade Nucoffee, “o grande diferencial do curso, é que ele foi além das tradicionais técnicas de torra, trazendo um novo conceito que permite ao profissional explorar o potencial que cada café pode apresentar a partir de diferentes curvas de torra, permitindo atender a demanda diversificada dos consumidores de especiais”.

Para Warley Oliveira, QGrader da Fazenda Barinas, “o grande destaque foi a compreender as transformações que ocorrem durante o processo de desenvolvimento da torra”.

Até então, o GQuality buscava uma calabrição sensorial, mas a dinâmica das atividades desenvolvidas durante o curso permitiu a todos atingir o nivelamento em relação aos procedimentos de torra.

Nas palavras de Georgia Franco: “tive uma grata surpresa com o desempenho do GQuality que, num curto espaço de tempo, absorveram todo o conteúdo do curso e executaram as curvas de torra com maestria”.

É consenso do grupo que o curso trouxe uma quebra de paradigma, um verdadeiro marco na transformação dos conceitos e na forma de desenvolver a torra respeitando origens, variedades, processos e tecnologias.

Marketing Nutrade (Por Juan Gimenes)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.