BELO HORIZONTE (MG) - Agricultores familiares de Manhuaçu e região participam da 12ª edição da maior feira da agroindústria familiar do estado, a AgriMinas, que começa nesta quarta-feira (11) em Belo Horizonte. O evento é realizado na Serraria Souza Pinto, no Centro da capital, e segue até domingo (15).
A AgriMinas é uma ação pioneira da FETAEMG, com a proposta de abrir novos mercados para os produtos da agricultura familiar, impulsionando o segmento no Estado.
Além de ser uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, a AgriMinas é também um espaço de capacitação e eventos técnicos. A proposta é trabalhar a organização da produção e preparar os agricultores para a comercialização de seus produtos.
A Agricultura Familiar em Manhuaçu avança nesse cenário incentivado pelas políticas públicas do Governo Federal e Estadual (PAA e PNAE), onde a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, EMATER, FETAEMG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros promovem a ampliação da produção de alimentos, o acesso às técnicas de industrialização e comercialização.
Agricultores de Manhuaçu e região, associadas da Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS) e Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (COORPOL), participam da Feira AgriMinas levando produtos “in natura” (mel, café) e os processados (doces. biscoitos), dentre outros.
O Secretário de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves da Silva entende fundamental a realização de eventos de promoção ao desenvolvimento da Agricultura Familiar. “Isso torna possível o aumento da visibilidade dos pequenos agricultores, a melhoria dos meios de subsistência, a provisão da segurança alimentar e nutricional, e a gestão dos recursos naturais. Tudo isso são ganhos esses imprescindíveis para a manutenção das atividades das famílias rurais da região”, comentou.
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu