Mais uma vez Manhuaçu vai comemorar o Dia V. No dia 7 de dezembro, comitês integrados por pessoas de vários segmentos vão novamente reunir esforços, alegria e entusiasmo para exercitar a cidadania e ajudar a melhorar a comunidade São Francisco de Assis, objetivo principal desse ano. As outras localidades – Petrina, Engenho da Serra, Matinha e Santa Luzia – também terão ações na mesma data.
A mobilização para o Dia V 2008 começou em agosto. Por todos os lugares, em ruas, bairros e cidades, pessoas, empresas e instituições estão se engajando e fazendo parte desse grande movimento de solidariedade e cidadania.
Realizado em Manhuaçu há cinco anos, o Dia V escolhe um bairro para concentrar as ações e plantar a semente para as próximas edições. Nos últimos dias, várias reuniões estão sendo promovidas para dividir tarefas e levantar demandas para o evento.
Com entusiasmo e alegria, a sociedade é convidada a promover ações para diminuir a fome, melhorar a educação, respeitar e valorizar as diferenças, reduzir a mortalidade infantil, combater doenças, preservar o meio ambiente e muitas outras.
CAPACITAÇÃO
Para formar novas lideranças e incentivar ainda mais o Dia V 2008, a Federação das Indústrias (Fiemg) e o SESI promoveram, na semana passada, no 11º BPM, um curso de capacitação para lideranças. “Eu gostei muito do entusiasmo do grupo. As ações começaram a ser planejadas e no primeiro domingo de dezembro farão a diferença na vida de muita gente”, explica a instrutora Luciene.
Ela lembrou que a proposta maior do Dia V é fomentar ações que durem o ano inteiro. “Todos os dias você pode fazer algo para melhorar o mundo. O Dia V nasceu para isso, para incentivar o maior número possível de pessoas para que exerçam sua cidadania, participando ativamente da construção de um novo mundo, tornando-se voluntárias em suas comunidades. Não dá mais para ficar de braços cruzados, assistindo ou criticando os outros. É preciso participar, agir, transformar”.
No curso, vários tópicos sobre o que são voluntárias e uma série de dinâmicas mostraram como mobilizar e divulgar o Dia V para que mais pessoas participem.
Nesta semana:
Quarta-feira, 19 horas, reunião do Dia V - na comunidade São Francisco de Assis (antigo Campo de Avião)
Quinta-feira, 19 horas, reunião na Escola do Bairro Engenho da Serra