MANHUAÇU (MG) - Em uma nova mobilização contra incêndios ambientais criminosos, o SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana) está com trabalhadores e máquinas na manhã desta quinta-feira, 21/06, na usina de lixo, na parte alta da cidade. A operação conta com o apoio de associados da Ascamare e da equipe da Secretaria de Obras.
As atividades ocorrem em conformidade com a legislação ambiental, visando evitar danos ambientais e transtornos à população.
Em média, noventa toneladas de lixo são recolhidas em Manhuaçu e despejada diariamente centro de triagem, situado na parte alta da cidade, próximo ao Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto).
Ano passado foram registrados incêndios criminosos na usina de lixo. Em certas ocorrências foi necessário acionar até mesmo o Corpo de Bombeiros para conter as chamas. Fogo criminoso que ocasiona muita fumaça e intenso mau cheiro, incomodando famílias em diferentes pontos da cidade, conforme a direção dos ventos.
Uma das dificuldades percebidas é que, no local, há vários anos, as pessoas têm ateado fogo no lixão para localizar mais rapidamente as latas de alumínio – valorizadas no mercado enquanto material reciclável.
Em um trabalho social e de geração de renda, membros da Ascamare (Associação Manhuaçuense de Coletores de Materiais Recicláveis) realizam a separação e a coleta diária de recicláveis, importante auxílio no orçamento mensal da família de muitos trabalhadores.
Secretaria de Comunicação Social