CAPARAÓ E SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA (MG) - Comemorado mundialmente, o Dia de Cooperar (Dia C) do Sicoob Credisudeste foi marcado no último sábado (30/06) por ações de incentivo à leitura. As agências de São Francisco do Glória e de Caparaó distribuíram centenas de livros entre estudantes. A campanha de arrecadação mobilizou funcionários e cooperados no último mês.
Em São Francisco, a Escola Municipal Antônio Franco Laviola se transformou na “Praça do Livro” para 400 alunos da instituição. A programação na parte da manhã contou com roda de leitura, com a presença da escritora Andréa do Valle, de Muriaé, autora do livro “A Galinha dos Ovos Azuis”, teatro, música e muita diversão e guloseimas para a criançada.
Segundo a gerente da agência local, Solange do Prado Passos, toda a comunidade se envolveu para o Dia C. “Não fizemos nada por conta própria. Os moradores ajudaram no lanche e na campanha dos livros”, disse.
Na oportunidade, os estudantes ainda receberam um kit com livro, giz de cera e blocos de anotação. O restante dos livros será doado para a biblioteca da escola.
Como forma de estimular a leitura entre os associados, após a data, uma estante ficará na agência de São Francisco para a troca de livros. O sistema consiste em pegar um livro e deixar outro no lugar, de forma voluntária.
Biblioteca
Em Caparaó, a campanha para arrecadar livros começou dia 7 de junho e terminou na última sexta-feira (29/06), véspera do Dia C para montar a biblioteca da Escola Municipal Eugênio Moraes, de Grumarim, zona rural do município. A entrega dos armários e dos livros pela agência local aconteceu no último sábado (30/06).
A biblioteca própria é um antigo sonho dos alunos, professores e diretoria da escola, que fica a 16 km da sede. Uma sala desocupada foi reservada para receber armários novos e abrigar o acervo entregue pelo Sicoob Credisudeste.
“Os moradores do Córrego do Grumarim tem hábito de leitura. Quanto mais conhecimento, mais o cooperativismo na comunidade estará fortalecido”, avalia a gerente da agência de Caparaó, Giliane Peixoto de Matos.
A diretora da escola, Michele Olímpio Moreira, está feliz com a iniciativa da cooperativa de crédito. “A campanha mostra a preocupação do Sicoob com educação e cultura, porque os livros são para sempre, para os alunos de hoje e os que vão estar na escola amanhã”, diz.
A secretária Municipal de Educação de Caparaó, Maria Gisela Torres Brinati, enaltece a ação social em torno do Dia de Cooperar. “Acho muito importante a campanha. Temos que ser solidários, trabalhar uns pelos outros. Viver com alegria e servir com alegria, não tem sentido se não for assim”.