MATIPÓ (MG) - Com um espaço amplo e preparado especialmente para oferecer conforto aos usuários, a Prefeitura Municipal de Matipó, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na manhã desta sexta-feira (06/07) um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O Prefeito Valter Mageste, destacou a importância da realização de serviços sociais no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento cidadão. “Fazer obras com tijolo e cimento é importante sim, mas o que ficará de mais precioso para a nossa cidade é o investimento no nosso povo, é o cuidado com nossas crianças. Com esse novo CRAS esses meninos terão novas oportunidades, irão praticar dança, música, artes diversas, reforçar o aprendizado escolar e isso é um trabalho que vai durar para sempre, pois vidas serão transformadas aqui.” Destacou.
O Prefeito, Valtinho, ressaltou ainda que a Prefeitura trabalha em prol da inclusão social, e da comunidade, a fim de dar um melhor atendimento e conforto às pessoas, minimizando os problemas sociais que as elas enfrentam, através de ações realizadas em conjunto pelas secretarias.
A Secretária de Assistência Social, Erlaine Inácio, apresentou a equipe que ficará à frente do CRAS e deu as boas vindas para a comunidade. “Estamos imensamente felizes com esse momento, planejamos tudo com muito carinho, pensando em cada criança que vai utilizar desse espaço e em cada talento que será descoberto aqui. O CRAS está de portas abertas e a equipe esperando para abraçar cada um de vocês.” Afirmou.
O CRAS 4 passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Rua Presidente Castelo Branco n°137, Bairro Boa Vista. As oficinas estão com vagas abertas.
CRAS
Os Centros de Referência de Assistência Social estão localizado em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivo fortalecer a convivência com a família e a comunidade, fazendo assim um trabalho preventivo. Permite que a população da região tenha acesso aos serviços, programas, benefícios e projetos da assistência social.
Nesta unidade faz-se o acompanhamento de gestantes, crianças e adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Além dos atendimentos de pessoas inseridas no cadastro único, bolsa família e BPC( Benefício de Prestação Continuada) são realizadas oficinas artesanais, rodas de conversas entre outras atividades. Alguns temas que são trabalhados são: trabalho infantil, violência doméstica, acessibilidade, vida saudável na terceira idade entre outros.
“O Centro de Referência serve para fortalecer o vínculo familiar e com a comunidade. Assiste a família para garantir que os direitos não sejam violados. Também serve como um centro de apoio, para levar as reinvindicações não só para a secretaria de assistência Social mas também para outras pastas” destaca Erlaine Inácio, Secretária.