MANHUAÇU (MG) - Aproximadamente 40 mil embalagens de agrotóxicos vazias foram recolhidas na última Campanha Campo Limpo realizada pela empresa Central Campo na região da Zona da Mata Mineira. O número superou 80% em relação ao início da campanha em 2015. Foram mobilizados cerca de 500 produtores rurais em 59 cidades próximas à Caratinga, Espera Feliz, Manhuaçu e Viçosa.
Ao longo dos últimos três anos, a Central Campo recolheu cerca de 98 mil embalagens de agrotóxicos vazias, evitando o descarte indevido e a degradação do meio ambiente.
Produtividade com responsabilidade
Com o objetivo de conscientizar os produtores rurais sobre o uso adequado de defensivos agrícolas, de modo a minimizar o impacto ambiental e social causado pelo descarte inadequado de embalagens agrotóxicas vazias, a Central Campo desenvolve em parceria com o inpEV, o Programa Campo Limpo de logística reversa.
A ação conta com a mobilização dos colaboradores da Central Campo – matriz (Manhuaçu) e filiais (Caratinga, Espera Feliz e Viçosa) –, com o apoio de órgãos públicos relacionados ao agronegócio – IMA, EMATER-MG, INPEV, ADEMMIG e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região – e com a participação de produtores rurais da região para com a devolução e destinação correta de embalagens vazias de produtos agrotóxicos.