LUISBURGO (MG) - O bambu é um material que, trabalhado artesanalmente, pode se transformar em peças utilitárias e decorativas. E foi isso que um grupo de mulheres de Luisburgo aprendeu no curso de Artesanato com Fibras Naturais Rígidas, oferecido pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu.
O curso ocorreu com o apoio do CRAS no salão da comunidade do Córrego Fortaleza, ao longo da última semana. Entre os temas abordados, estão a colheita da matéria-prima, o tratamento do bambu, o preparo (corte, medidas, polimento), montagem e acabamento. Foram produzidos cachepôs, porta-lápis e, como a região é voltada para a cafeicultura, as participantes também fizeram xícaras de bambu, em referência à bebida.
Mais do que ensinar a criação das peças, a instrutora Bárbara Izabel Pereira Marques também trabalhou a valorização da atividade e o resgate cultural na comunidade. “O artesanato tem grande potencial, independentemente da região de Minas, mas é interessante sempre agregar algo ao produto que mostre a alma do local”, destacou.