Inaugurada em novembro de 2007, a Usina tem funcionado através da parceria com a Coopetativa de Catadores Aguapé, formada por catadores de lixo do antigo “lixão”. São cerca de 20 trabalhadores que passaram a receber assistência médica e odontológica, além de terem os seus direitos trabalhistas garantidos. Segundo o Presidente da Cooperativa, José Weber Pereira, em um ano “foram triados mais de 90 mil quilos de material reciclável que deixou de ir para o meio ambiente e ganhou a destinação adequada”.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Oséias Ferreira, o próximo passo agora é acompanhar junto á Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental-Semad, o processo para obtenção do ICMS Ecológico relativo ao empreendimento, que deve chegar para o município ainda no primeiro semestre de 2009.
Educação Ambiental
A Usina de Manhumirim é hoje referência para municipios vizinhos que procuram conhecer o processo e saber como podem implantá-lo. A usina é também frequentemente visitada por estudantes de escolas públicas e privadas que recebem aulas práticas sobre a importância da destinação adequada para o lixo produzido pela população.
Através da parceria entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, o município tem trabalhado a educação ambiental junto às crianças e jovens, para futuramente implantar a coleta seletiva. “As escolas ganharam mais um espaço para realizar trabalhos de educação ambiental. Mais à frente mobilizaremos toda a comunidade para a coleta seletiva”, explica o Secretário Municipal. “Hoje podemos dizer que a nossa realidade ambiental é outra. Nosso sistema de destinação final do lixo tem sido referência e o Licenciamento Ambiental é acima de tudo a certificação de que estamos fazendo um trabalho sério, que busca repeitar o nosso povo e o meio ambiente em que vivemos”diz.
Leila Furtado - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manhumirim - 08/11/08 - 08:33 - portalcaparao@gmail.com