REDAÇÃO - Produtores rurais e condutores de turismo participaram do curso de Prevenção de Acidentes em Alto Caparaó, Dom Silvério e Tombos, promovido pelo Senar Minas. Entre os temas abordados, estão fatores de risco, medidas preventivas no ambiente de trabalho, doméstico e da comunidade, atitudes adequadas de acordo com a situação, técnicas de primeiros socorros e preservação da saúde e segurança.
Alto Caparaó recebeu o curso pela segunda vez. Desta vez foi voltado para 11 condutores de turismo do Parque Nacional do Caparaó. Segundo o mobilizador dos cursos do Senar Minas junto ao Sindicato de Produtores Rurais de Alto Jequitibá, Jorge Rodrigo de Faria, o objetivo é melhorar o turismo ecológico e rural da região com condutores mais preparados.
“Havia a necessidade de capacitar os condutores para realizar o trabalho deles com mais segurança. Muitos já tinham feito curso de socorrista com o Corpo de Bombeiros, mas enfatizaram que precisam trabalhar com prevenção e também compreender como funciona, na teoria e prática, as manobras para salvar uma pessoa que sofreu algum tipo de acidente”, explicou.
Já em Tombos, o curso foi ministrado para uma turma de dez alunos em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Antônio Prado de Minas e Prefeitura. “Outros cursos já aconteceram no município na área de Saúde e vêm contribuindo muito para que não aconteçam acidentes. O treinamento atendeu à demanda que o município tinha de levar essas informações para o dia a dia dos participantes e, assim, prezar pela saúde de todos”, destacou o mobilizador Sebastião Oliveira Cortat.
Em Dom Silvério, participaram 12 produtores rurais e familiares. “A ideia veio depois que fizemos um curso desse com os cortadores de cana. A partir disso observei o quanto esse curso também seria importante para os produtores e seus familiares”, disse o mobilizador Marco Aurélio Alves.
O treinamento foi ministrado pelos instrutores Alice Almeida Souza, Karina Rosa Oliveira e Hélio de Melo Freitas Júnior, em Dom Silvério, Alto Jequitibá e Antônio Prado de Minas, respectivamente.