MANHUAÇU (MG) - A Unimed Vertente do Caparaó está com as inscrições abertas para o mini-curso de orientação de cuidadores, que se inicia na próxima segunda-feira, dia 19/11.
Segundo a Coordenadora do Espaço Viver Bem, da Unimed Vertente do Caparaó, Josiane Fernanda, a orientação terá a duração de três dias e contará com a participação de profissionais da área da saúde.
A orientação é voltada especialmente para o cuidador informal, ou seja, o cuidador familiar, responsável pelos cuidados do idoso frágil, que já perdeu sua independência e autonomia, parcialmente ou totalmente. "Contudo, essa capacitação estende-se também para auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar do atendimento integral ao idoso, bem como para as pessoas que se interessarem em aprender mais sobre o tema”, explica Josiane.
Durante os três dias, a pessoa receberá orientação para cuidar do idoso que envelheceu com limitações nas atividades da vida diária, prezando pelo seu bem-estar físico, mental, social, cultural e legal, estimulando o autocuidado e a independência.
“O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e o Brasil vem vivenciando um envelhecimento rápido da sua população. O núcleo familiar e o domicílio ainda são considerados o melhor contexto para o envelhecimento de um indivíduo. Em nosso país, a principal forma de suporte ao idoso é informal, ou seja, pelos próprios familiares”, explica um dos participantes, o médico, Dr. Antônio José.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de novembro, através dos números: (33) 3339 4410 ou whatsapp (33) 9 8818-8365 ou e-mail: jsilva@unimedvc.coop.br