MANHUAÇU (MG) - A dívida do Estado de Minas Gerais com o município de Manhuaçu aumentou e chegou a R$ 23.029.207,10. Em levantamento realizado no início do mês, o valor era de R$ 21,7 milhões.
Sabendo deste problema com o repasse de recursos financeiros por parte do Estado, a Prefeitura de Manhuaçu tem planejado suas finanças para que as ações em benefício da população continuem e que, principalmente, a folha de pagamento dos servidores públicos municipais seja mantida em dia, bem como pagamento de fornecedores.
Porém, a realidade de Manhuaçu não é a mesma da maioria das cidades mineiras.
A irregularidade no pagamento dos repasses vem causando um verdadeiro nó nas gestões municipais. Diversas cidades decretaram calamidade financeira, com a folha de pagamento dos servidores atrasada e obras e serviços básicos paralisados. Os atrasos referem-se aos repasses constitucionais semanais do ICMS e Fundeb, além do transporte escolar e do piso da assistência social.
A dívida total do Estado com os Municípios Mineiros, incluindo repasses da Saúde, multas de trânsitos e juros e correções, já alcança a cifra de R$ 10,4 bilhões, segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM) no último dia 14 de novembro.
Secretaria de Comunicação Social