MANHUAÇU (MG) - Escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu realizaram mais uma feira de ciências com a apresentação de projetos de alunos dos Anos Inicias do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e Técnico. Na escola Estadual de Manhuaçu, ex-polivalente, sábado centenas de alunos e visitantes compareceram ao educandário para conhecer os projetos dos alunos.
A mostra cientifica é uma forma dos alunos apresentarem os trabalhos de pesquisa realizados no ultimo bimestre. “As mostras são organizadas com propósitos didáticos de os alunos produzirem e transmitirem o conhecimento. Os estudantes passaram a utilizar o método científico para desenvolver seus projetos e não ficam mais apenas atrás de uma maquete, só repetindo informações tiradas do livro didático. A grande maioria dos projetos abordam temas relacionados com o dia a dia dos alunos, os problemas nas comunidades e uma possível solução”, disse Marinalva das Graças, diretora da escola.
De acordo com a professora Raquel de Oliveira, os temas foram variados “Os alunos ficaram responsáveis pela apresentação e produção dos projetos de pesquisa. Tivemos pesquisas sobre a Bacia Hidrográficado Rio Manhuaçu,a Violência e a Indisciplinanos espaços escolares, O papel da mulher rural na garantia da segurança alimentar e na erradicação da pobreza, Saúde e tantos outros que envolveram nãosó os alunos durante a execução das pesquisas, mas também os familiares e a comunidade” completa a professora.
Envolvimento dos Alunos
A Preocupação com a violência nas escolas foi o tema do projeto da equipe do aluno Weyder Cassio Valentin, 3º ano. “Hoje a violência na escola não está apenas do lado de fora dos portões, acontece também dentro da sala de sala de aula e se apresenta de diversas formas e precisamos combate-las de baixo pra cima e não esperar uma resposta de cima pra baixo. Temos que mudar as nossas atitudes no dia a dia, começar de baixo, onde o problema está acontecendo”, disse o aluno.
Outra aluna, Izabella Lima Caldeira, 1º anoe sua equipe apresentaram um trabalho sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu seus problemas e soluções. “Nós realizamos diversas entrevistas com responsáveis de Ongs, empresas como o SAAE, o Samal e outras, o CBH Rio Manhuaçu e moradores de Manhuaçu e notamos que os maiores problemas quanto ao Rio Manhuaçu são causado por nós mesmos e como o nome do nosso diz “EGOMANÔ, que em Tupi Guarani que dizer “Eu Rio” e com isso queremos ter mais afetividade e preocupação com o nosso rio e com o meio ambiente”.
Jailton Pereira