O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Manhuaçu vai ser transferido para Ipanema. A decisão da mudança da sede foi tomada durante a reunião realizada em Reduto nesta sexta-feira (21). Já o Prefeito eleito de Reduto Márcio Gerard defendeu que sejam cobradas das hidrelétricas as compensações e parcerias pelos ganhos que obtêm com a exploração dos recursos hídricos.
A reunião desta sexta-feira foi o primeiro encontro após a posse da nova diretoria. Sob a presidência do prefeito de Ipanema, Jairo de Souza. O encontro também marca a consolidação de uma proposta de renovação e maior envolvimento dos municípios da bacia, considerando todos os segmentos envolvidos.
ORGANIZAÇÃO
Durante a primeira parte da reunião, a representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Valdete Souza, explicou todo o processo que levou a constituição dos comitês de bacias e as principais legislações e regras.
Valdete explicou os avanços do setor em Minas Gerais e citou exemplos de outros comitês e agências criadas para a gestão dos recursos hídricos. A fala dela também serviu para motivar os conselheiros e tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento do CBH.
O presidente do comitê Jairo de Souza ainda apresentou a garantia do prefeito eleito Dr. Júlio para que a sede do CBH Águas do Rio Manhuaçu passar para a cidade de Ipanema.
“Temos que ter uma visão ampla do que é o comitê. Isso não pode ser visto apenas como um passeio. As reuniões e ações do CBH dependem de um grande comprometimento. Ipanema se oferece para sediar os trabalhos, mas é importante a presença de todos os municípios e o envolvimento para que possamos avançar”, afirmou. Ele lembrou que cada cidade precisa fazer o diagnóstico, levantar problemas e apresentar projetos em seus municípios e se envolver mais nos problemas da bacia como um todo.
Alguns municípios investiram em usina de reciclagem e compostagem de lixo, aterros sanitários e medidas de proteção de nascentes, além da criação de reservas e outras medidas. Ainda faltam investimentos quanto aos esgotos, assoreamento e proteção do rio.
Por decisão do plenário, a partir de 2009, o comitê será transferido de Manhuaçu para a cidade de Ipanema. Jairo convocou os membros de toda a bacia para participarem.
COMPENSAÇÃO
O prefeito eleito de Reduto Márcio Gerard reclamou que o município tem quatro pequenas centrais hidrelétricas instaladas em sua área e não reconhece parcerias e benefícios dessas empresas.
“As empresas são muito bem vindas a Reduto, mas é preciso vermos como será essa compensação. Hoje em dia não temos conhecimento do benefício que ter essas PCHs traz para nosso município”, afirmou.
O ambientalista Eduardo Bazem, presidente da AMA – Associação dos Amigos do Meio Ambiente – propôs a criação de um documento em que se manifeste o desejo de que as medidas compensadoras de empreendimentos que causam impacto ambiental sejam aplicadas nos próprios municípios em que as obras são executadas. “Atualmente é possível que sejam aplicados os recursos e ações em outras áreas do estado. É uma situação que precisa ser negociada e feita em parceria para que a comunidade realmente seja beneficiada”, afirmou.
No encerramento, Márcio Gerard ainda destacou a necessidade de um convênio entre as prefeituras de Reduto e Manhuaçu. Ele argumenta que o lixo urbano de seu município pode ser destinado à reciclagem em Manhuaçu.
Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira - 22/11/08 - portalcaparao@gmail.com