Portal Caparaó - Polícias vão intensificar combate a arrombamentos
Segurança

Polícias vão intensificar combate a arrombamentos

27/11/2008 - Atualizado em 29/11/2008 19h31

Durante entrevista à Rádio Manhuaçu, o Capitão Luciano Reis explicou que o policiamento é distribuído pelos bairros e ruas da cidade conforme as demandas. “Locais com maior incidência de crimes, naturalmente precisam de maior atenção. Estamos atentos aos furtos na Baixada e Bairro Santana e vamos tomar providências, deslocando recursos humanos para essa área com mais freqüência”, afirmou.

O oficial também lembrou que a polícia não tem como ficar em todos os lugares ao mesmo tempo. “A patrulha preventiva vai visitar esses comerciantes e passar algumas orientações. O bandido age onde é mais fácil. É a lei do menor esforço”, citou o oficial dizendo que os comerciantes também devem adotar medidas para dificultar e inibir a prática de arrombamentos.

O militar também informou que a polícia vem levantando locais abandonados, como lotes e casas, e pedido providências de proprietários e da prefeitura.

ADOLESCENTES

Capitão Luciano lembrou também que a questão dos adolescentes infratores é responsabilidade social e deve mobilizar vários segmentos. “As pessoas precisam se lembrar que segurança não se faz somente com polícia. Temos uma série de órgãos que devem ser acionados e cobrados para que se atue diretamente nesse problema social das crianças e adolescentes”, afirmou.

Sem fugir da parcela de responsabilidade, o oficial argumentou que existem várias nuances do problema. “A polícia tem uma parte, mas o assunto tem que envolver todos os órgãos de defesa social e a comunidade”.

PROBLEMA ANTIGO

O Delegado Getúlio Vargas Lacerda considera a região da Baixada e Bairro Santana problemática. “Tem trinta anos, quando ainda era uma estação ferroviária, e mais recente, quando existia uma zona boêmia naquela região, que ali sempre foi uma área com problemas”, explica.

Ele afirma já melhorou bastante, contudo a quantidade de bares, a chegada de pessoas de fora o tempo todo e outros fatores contribuem para a alta incidência de furtos e roubos. “As polícias têm desenvolvido operações constantemente. Tanto a PM, quanto a PC, agem naquela região, mas não adianta esperarem que vamos encontrar uma ‘fórmula mágica’ para acabar com o problema”, declarou.

O delegado regional Dr. Lourival Silva Pereira (foto) explicou que os furtos e arrombamentos tinham caído num intervalo de trinta dias e voltaram a subir há quinze dias, principalmente na região da Baixada. “No fim de ano, infelizmente aparecem esses vagabundos aproveitando também a maior movimentação do comércio e de pessoas. Vamos sentar com o comando da PM e estudar mais ações”, destacou.

Ele ainda ressaltou que a sociedade também precisa se mobilizar e reiterou a fala do capitão Luciano Reis. “O cidadão tem que dificultar para o bandido”.

Eduardo Satil - 13:41 - 27/11/08 - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.