BELO HORIZONTE (MG) - Novo chefe da Polícia Civil mineira começou a carreira em Abre Campo, na área da Delegacia Regional de Manhuaçu. Dr. Wagner Pinto de Souza iniciou sua carreira em 1998 e foi responsável pela apurações de roubos e homicídios na comarca, como do então prefeito de Matipó e pelas investigações que levaram o prefeito e ex-prefeito de Abre Campo à prisão pela morte de sindicalista.
A posse do novo chefe da Polícia Civil aconteceu nesta terça, 15/01 no Auditório JK, na Cidade Administrativa. Participaram da solenidade o Governador de Minas Gerais Romeu Zema; o Vice-Governador Paulo Brant; o Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Prisional, General Mário Lúcio Alves de Araújo; o Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza; os membros do Conselho Superior; o Comandante da Polícia Militar, Coronel Giovanne Gomes da Silva; e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Edgard Estevo da Silva, além de policiais civis de todas as carreiras e outras autoridades.
Durante o evento, o ex-Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral João Octacílio Silva Neto, recebeu uma placa de homenagem, a qual o parabeniza pela exitosa gestão quando esteve à frente da Chefia. Em seu pronunciamento, ele parabenizou a escolha do novo Chefe da Polícia e dos novos Conselheiros. "Quero dizer ao Governador Romeu Zema que você foi muito feliz na escolha do novo Chefe da Polícia Civil. Eu e o Wagner trabalhamos juntos e sei da competência dele", destacou.
O Governador Romeu Zema ressaltou a importância da Polícia Civil. "Durante toda a minha campanha, eu mencionei que a Polícia Civil sofre de uma doença que eu não sei se eu vou conseguir curá-la totalmente, mas pelo menos avançar naquilo que for possível, que é a interferência externa de outros entes governamentais. A Polícia Civil tem de promover internamente por mérito, por critérios técnicos aqueles que são bons, e não ficar se submetendo a pressões externas que sempre aconteceram e atrapalham em tudo o desempenho dessa instituição", ressaltou. "Nomeando o Wagner, nós fomos os mais criteriosos possíveis. Tenho certeza que ele fez o mesmo com a equipe dele. Um time para dar certo tem que ser bem selecionado e com a escolha que fiz do novo Chefe, o que quero é que a Polícia Civil se fortaleça como instituição", completou.
O Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza, agradeceu a todos e disse se sentir honrado em assumir o cargo. "Sinto-me extremamente honrado ao assumir o importante cargo de Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais e agradeço a Deus, pedindo-lhe que me conceda sabedoria para representar e administrar a nossa instituição. Também agradeço a minha família e ao Governador Romeu Zema pela confiança depositada. Estou ciente de que é enorme minha responsabilidade frente à Polícia Civil, neste momento em que a sociedade mineira anseia por mudanças por quebras de paradigmas, por melhorias e, sobretudo, por uma sociedade mais justa e protegida", disse.
Além do Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza, foram definidos outros profissionais que irão integrar a coordenação de diversos setores da PCMG.
O Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva assumiu a Chefia Adjunta da Polícia Civil de Minas Gerais. Já a Corregedoria-Geral de Polícia Civil foi assumida pelo Delegado-Geral Luiz Carlos Ferreira. A Delegada-Geral Ana Cláudia Oliveira Perry, agora, está à frente da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária. Ela também iniciou sua carreira na Regional de Manhuaçu.
Para a Chefia de Gabinete foi empossada a Delegada-Geral Irene Angélica Franco e Silva Leroy. O novo Diretor do Detran-MG é o Delegado-Geral Kleyverson Rezende e a nova Diretora da Acadepol é a Delegada-Geral Cinara Maria Moreira Liberal. Além disso, assume a Superintendência de Informações e Inteligência Policial, o Delegado-Geral Ivan José Lopes.
O novo Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças é o Delegado-Geral Fernando Dias da Silva, e o Delegado Assistente da Chefia escolhido é o Delegado-Geral Arlen Bahia da Silva. À frente da Superintendência de Polícia Técnico-Científica assume o Médico-Legista Thales Bittencourt de Barcelos.
Na Inspetoria-Geral de Escrivães continua Adailson Gilberto de Oliveira e o Inspetor Alexandre Antônio de Almeida foi empossado para a Inspetoria-Geral de Investigadores.
Redação do Portal Caparaó com informações da PCMG - Fotos Divulgação Polícia Civil de Minas Gerais