REDUTO (MG) - Produtores de Reduto e seus familiares tiveram a oportunidade de participar do curso de Classificação e Degustação de Café, na comunidade do Guarani. A turma foi montada por meio de uma parceria entre o Senar Minas, o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu e a Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA) - Sub Capítulo Matas de Minas.
Segundo o presidente da IWCA Brasil, Cintia Matos, a ideia surgiu após reuniões de mulheres da região, que possibilitou à organização identificar as principais necessidades de treinamento.
“Foi um sucesso. Os cursos do Senar são muito atualizados e profissionais. Nosso objetivo, além do conhecimento para melhorar a qualidade e agregar valor, é também levar oportunidade para quem tem interesse em se profissionalizar nesse setor e para despertar outros para esse caminho”, explicou.
Foram 12 participantes, entre mulheres e homens. “O objetivo da IWCA Brasil é capacitar não só as mulheres, mas também filhos, família e comunidade. As pessoas têm interesse e a IWCA Brasil fez essa ponte com o Sindicato e o Senar para levar o treinamento a esse público. Saímos de lá com outra turma montada só de mulheres para um novo curso”, comentou.
No curso, o instrutor Marcos Reis abordou a qualidade, o comércio do café, os setores do agronegócio e a importância do classificador na cadeia produtiva, além de trabalhar com os alunos a classificação do café em diferentes categorias, amostras, etapas da moagem, degustação e registro de resultados, entre outros temas.
A mobilização da turma contou com a atuação de Isaura Paixão, do Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu.
Nathalie Guimarães / Assessora de Comunicação - Regional Viçosa