Portal Caparaó - Escoteiro que salvou vida de homem em Manhuaçu é homenageado
Geral

Escoteiro que salvou vida de homem em Manhuaçu é homenageado

24/02/2019

MANHUAÇU (MG) - Momento de alegria para o grupo de escoteiros “República Manhuassu”, que teve um de seus integrantes agraciado com a medalha de bronze Cruz de Valor Caio Vianna Martins. O aprendizado e a forma de colocá-lo em prática foram fundamentais para o Sênior André Luiz Franciny de Morais ser escolhido para receber a importante condecoração dos escoteiros, em reconhecimento ao ato de heroísmo em agosto de 2017, ao prestar socorro a um senhor que estava caído na rua com mal súbito.

A Medalha é destinada a reconhecer associados do Movimento Escoteiro, jovens ou adultos, por ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo. O Escotismo é um movimento educacional que, através de atividades variadas, progressivas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e se envolverem com a comunidade, como cidadãos responsáveis, que se preocupam como próximo e o meio ambiente.

Ação como esta mostra a importância do escotismo à sociedade como movimento, que objetiva a formação do caráter e na construção de cidadãos úteis a sociedade. Nas atividades, os adultos buscam desenvolver todas as potencialidades de cada jovem.

Através das instruções práticas de primeiros socorros, que o Sênior André despertou o interesse em conquistar a Especialidade de Primeiros Socorros no maior grau, Nível 03. E com este conhecimento adquirido conseguiu salvar uma vida.

A medalha foi entregue pelo diretor do Distrito de Escoteiro Zona da Mata Leste, Escotista Clayton Castro e pelo chefe de Tropa Sênior, Escotista Eolino de Jesus. “Ficamos muito gratos pela União de Escoteiros do Brasil por ter concedido essa condecoração ao Sênior André pelo seu ato de bravura. É uma homenagem singular a quem pratica os bons atos”, comenta Clayton Castro.

FELICIDADE

O escoteiro André Luiz Franciny conta que no dia que deparou com a situação, não pensou duas vezes para colocar em prática o que havia aprendido. “Ao sair da escola, fiquei conversando com os meus amigos sobre as provas, quando um amigo chegou dizendo que um homem estava quase morrendo ali perto. No momento corri em direção ao homem, junto com outro amigo (Jean)”, conta André Luiz.

Enquanto fazia o atendimento necessário e aferia a pressão do homem, os colegas foram à UPA pedir socorro. Segundo André Luiz Franciny teve o cuidado de observar se a língua do homem estava enrolando e, para evitar qualquer complicação retirou a blusa que vestia, colocando-a debaixo de sua cabeça, até a chegada dos bombeiros para a condução à Unidade de Saúde. A ação do jovem escoteiro foi reconhecida como fundamental para salvar o homem que estava passando mal.

Com informações 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.