Com início às 10 horas com uma oração pelo Rio Manhuaçu, o Dia V atuou em quatro bairros diferentes: Engenho da Serra, Santa Luzia, Escola Monsenhor Gonzalez e comunidade São Francisco de Assis – foco principal deste ano. Entre as atividades realizadas palestras sobre educação ambiental, plantio de árvores, circo, emissão de documentos, arrecadação e distribuição de alimentos, atendimentos de saúde, palestras e outras ações educativas, culturais e de utilidade pública.
As atividades também comemoraram o Dia Internacional do Voluntário, instituído pela ONU em 2001. A data é celebrada mundialmente em 5 de dezembro. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 apontam que aproximadamente 7% da população brasileira desenvolve algum tipo de trabalho voluntário e não-remunerado para ajudar instituições religiosas, beneficentes ou de cooperativismo.
VEJA AS FOTOS
“Estamos celebrando algo que praticamos diariamente em todas as ações: a cidadania”, afirmou a professora e economista Patrícia Sad, elogiando a prática voluntária realizada no dia a dia das pessoas. Para chegar aos resultados, foram quase quatro meses de preparação com a comunidade São Francisco de Assis.
Segundo uma das moradores do antigo campo de aviação, Maria Lúcia dos Santos, o trabalho voluntário é fundamental. “As atividades do Dia V proporcionaram um domingo mais feliz para a nossa comunidade. Toda a comunidade se envolveu e participou, por isso o trabalho desses voluntários foi muito importante para o bem-estar de nossos moradores”, disse.
Voluntários de vários segmentos participaram da ação na comunidade São Francisco, enquanto nos outros três pontos aconteceram atividades focadas na cidadania e no meio ambiente. “O trabalho voluntário é muito importante. O que está acontecendo hoje é um exemplo de que ainda podemos contar com a ajuda dos outros”, disse Maria Lúcia.
Segundo o assessor de comunicação organizacional do 11º BPM, Capitão Laurito, os voluntários que participaram das ações do Dia V puderam perceber a magnitude do trabalho voluntário e fazer alegria para o bairro. “É um momento de inclusão e cidadania”, destacou.
Durante o dia, a criançada se divertiu com circo e música, inclusive com a banda do 11º BPM e as crianças do projeto da Escola de Música Clóvis Dornelas.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
O início de uma nova história para 62 casais. Foi assim que terminou o Dia V 2008 com direito a marcha nupcial, emoção e bolo de casamento. A iniciativa agradou e fui a maior novidade do evento.
A iniciativa de premiar o bairro Nossa Senhora Aparecida com o Dia V 2008 foi muito bem recebida na comunidade. Reuniu segmentos diversos e fortaleceu o excelente trabalho social já desenvolvido no bairro. “Foi muito importante. É cansativo e dá muito trabalho, mas é uma alegria muito grande proporcionar isso tudo à comunidade”, finalizou Patrícia.
A atividade mobilizou 1.200 voluntários cadastrados e beneficiou um público estimado em 22 mil pessoas.
Jailton Pereira / Eduardo Satil - 08/12/08 - 09:08 - portalcaparao@gmail.com