MANHUAÇU (MG) - A Novo Tempo Café - Corretora de café e Assessoria Rural de Manhuaçu – coordenada pelos sócios-proprietários Giovani Gomes e Bruno Sathler, realizou uma viagem de conhecimento e integração com produtores de café da região. Entre os dias 16 e 23, eles participaram do Coffee Tour Internacional e estiveram na Colômbia.
A empresa escolheu a Colômbia por ser referência mundial na produção de cafés especiais e a exploração do Turismo Cafeeiro. Uma viagem descobrindo o importante papel em que o café desempenha no desenvolvimento turístico e cultural da região. A Colômbia é a terceira maior produtora global, atrás do Brasil e do Vietnã.
O Coffee Tour proporcionou o conhecimento aos produtores de algumas cidades da Região das Matas de Minas, sendo eles: Ivan Januário Lage – Manhuaçu, Giuliano da Silva Teixeira – Caratinga, José Carlos Ribeiro e Jean Carlos R. Ribeiro – São Sebastião do Batatal, distrito de Ubaporanga, Remo Sathler de Melo e Bruno Sathler – Caputira, Waldir Rosa de Freitas, Gleuber César da Silva Teixeira e Paulo Cesar Teixeira – Santa Rita de Minas, Hussein Fonseca Saib Abi-Habib – Mutum, Lucian Medeiros e Aguinaldo Medeiros – Santa Rita do Itueto,
Iraci Teixeira e Guilherme Teixeira, Santa Barbara do Leste.
Durante a viagem, o grupo teve a experiência de conhecer as regiões cafeeiras da Colômbia e aprimorar o conhecimento no manejo, qualidade, fermentação, comercialização interna e externa, origem e história da propriedade, beneficiamento via seca e úmida, marketing. “Aprendemos o passo-a-passo do crescimento dos grãos de café, desde o momento em que a semente é plantada até a colheita dos grãos maduros, sendo colhidos com maior rigor da qualidade, observando a perfeição do grão, desde o ponto de maturação até o momento exato de colheita”, ressalta Giovani.
A visita foi acompanhada por dois técnicos agrícolas, nas pessoas de Cláudio Honorato e Luciam Medeiros, podendo registrar os momentos com fotos e contribuindo aos relatos recebidos a comparação na produção entre os países.
“Seguindo o objetivo da visita, o grupo chegou a um resultado positivo, pois ao final do Coffee Tour, houve uma reunião, onde os produtores puderam relatar suas opiniões, e concluíram que foi de extrema importância a visita, pois voltaram com muitas dúvidas sanadas e com muitos projetos para suas propriedades e a forma de produzir o café e comercializar”, confirmou Bruno Sathler.
A Novo Tempo Café concluiu que a viagem foi excepcional e quem em breve terá uma nova organização para o próximo ano.
Redação do Portal Caparaó