MANHUAÇU (MG) - O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no dia 02 de abril. A APAE, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manhuaçu, tem um trabalho especial para cuidar dos autistas.
Em Manhuaçu, por conta da data, a APAE, em parceria com o SENAC, realizou uma palestra para os alunos dos cursos profissionalizantes da unidade e os familiares dos pacientes e usuários da APAE.
No dia 03 de abril, no Salão de Eventos da instituição, foi realizado um momento de descontração, com brincadeiras orientadas, pula-pula e piscina de bolinha para os pacientes.
Por ser um espectro, o autismo engloba vários e diferentes níveis de funcionamento e transtornos, tais como: Autismo Clássico, Síndrome de Asperger, Autismo Atípico, Autismo de Alto Nível Funcional, Perturbação Semântica-Pragmática, Perturbação do Espectro do Autismo (ASD).
O tratamento para o Transtorno do Espectro Autista envolve profissionais multidisciplinares, por meio de intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e comunicação. Cada paciente é avaliado e tem um programa específico a ser seguido, de acordo com suas necessidades. Alguns dos profissionais envolvidos no tratamento são: psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.Nas APAEs, como a de Manhuaçu, os autistas recebem um cuidado especial.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A data surgiu com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre a síndrome, ajudando a derrubar preconceitos.
Carlos Henrique Cruz - com informações da APAE Manhuaçu