Portal Caparaó - Pessoas reclamam, mas IEF explica que poda foi correta no Bom Pastor
Geral

Pessoas reclamam, mas IEF explica que poda foi correta no Bom Pastor

29/04/2019

MANHUAÇU (MG) - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Manhuaçu realizou na última semana a poda das árvores na avenida Barão do Rio Branco, ao lado da Matriz do Bom Pastor, mudando por completo o visual das arvores que fazem um corredor na avenida. Elas tiveram seus galhos podados por completo e além da paisagem feia verificada no município, restou a sensação térmica mais quente, já que a sombra promovida por elas não existe mais.

Nas redes sociais, reclamações não demoraram a chegar. A população reclama que a cidade está ficando sem sombras, com mais calor e ainda por cima assistindo a um verdadeiro desmatamento deliberado de árvores.

O Presidente do Conselho Municipal de Ambiente, Kildare Lima Brandão, explica que,  apesar de parecer uma poda drástica, o serviço realizado no Bom Pastor está correto e foi realizado na época certa. “A população pode ter assustado com o modo que a poda foi realizada, mas esse tipo de poda foi o mais correto visto que, cortando apenas os galhos de fora e deixando os galhos internos, percebeu-se que estes estavam muito ascendentes e ao invés de forma uma copa, a árvore estava crescendo pra cima”, explica o Presidente do CMA e Coordenado do Escritório do IEF de Manhuaçu.

As podas devem ser feitas entre os meses de abril e agosto, período que antecede o o início da primavera. “Neste período os vegetais passam por tempo de repouso, devido ao tempo seco e frio não sofrem tanto com o corte dos galhos e em pouco mais de um ano estarão com a copa formada e sem risco de acidentes causados por queda galhos”, disse.

A poda pode ser realizada para se obter diversos resultados como por exemplo, dar vitalidade a planta, aumentar a produção frutífera também produzindo melhores frutas, adequar a planta (árvore) a um tamanho adequado ideal para o manuseio ou manutenções, alterar a natureza da planta quanto a produção de galhos ou ramos, adequar a planta a um formato desejado (como o estilo vaso, por exemplo), eliminar os galhos e ramos desnecessários, inconvenientes, doentes, mortos e até adequar a planta para se obter uma média de colheitas adequadas durante o ano.

No dia 02 de maio, o IEF Manhuaçu estará realizando um curso de poda voltada para os profissionais da prefeitura que realizam as podas na cidade e para os técnicos da Energisa.

Ao final Kildare Brandão orienta aos cidadão que queiram solicitar uma poda de árvore na sua rua ou na sua residência deve se dirigir à Secretaria de Agricultura e formalizar o pedido, caso faça a poda ou corte da árvore sem autorização, ele pode estar cometendo um crime ambiental e responderá por isso, podendo ate ser preso dependendo da espécie da árvore.

Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.