MANHUAÇU (MG) - Familiares, amigos, membros da Academia Manhuaçuense de Letras e do Rotary Clube de Manhuaçu se despediram nesta quarta-feira, 01 de maio, da pedagoga Abla Slaibi Pereira.
Ela faleceu na tarde de terça-feira, vítima de um infarto enquanto descansava em sua casa. Abla Slaibi Pereira tinha 77 anos e era casada com Salvador Pereira.
Sua trajetória de vida profissional foi sempre ligada à educação. Formada em Pedagogia, era habilitada em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica para lecionar as matérias pedagógicas e possuía pós-graduação e vários cursos na área educacional.
Trabalhou nas Escolas Estaduais Cordovil Pinto Coelho e Maria de Lucca Pinto Coelho. Também atuou na Superintendência Regional de Ensino, em Manhuaçu, e na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafima), atual Fadileste, em Reduto.
Nos últimos anos, como voluntária, foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Manhuaçu e realizou um trabalho excepcional.
Dedicada também à Casa de Cultura, desde a década de 80, Abla Slaibi Pereira foi uma das fundadoras da Academia Manhuaçuense de Letras (AML). Ocupava a cadeira número 15, cujo patrono é o compositor Hervê Cordovil. Atualmente era a secretaria da diretoria e foi a sétima presidente da entidade, no mandato 2012-2014.
DESPEDIDA
A despedida foi marcada pelas homenagens dos membros da Academia. Visivelmente emocionado, o Presidente SJ de Moraes conduziu o momento de gratidão e lembrou do convívio com a professora Abla Slaibi.
Também acadêmcia, a professora Heb Maria lembrou as qualidades da educadora. “Abla foi uma grande pessoa: íntegra, culta, sábia, companheira”, pontuou.
O professor Eduardo Portilho também conviveu com Abla na Academia de Letras e reforçou esses atributos. “É uma grande perda, uma amiga, pessoa responsável, dedicada. Que Deus a receba, pois ela foi uma pessoa exemplar e que o nosso amigo Salvador seja confortado pelas nossas orações e amizade”.
No mesmo tom, membros do Rotary Clube e da Casa da Amizade expressaram o carinho pelo casal sempre presente e atuante no clube de serviços da cidade. O vice-presidente Claudinei Domingues manifestou os sentimentos em nome dos rotarianos.
Já a Secretária de Educação de Manhuaçu, Luizaura Januário, declarou que é um momento de luto para o setor educacional. “Além de educadora, a professora Abla foi um ser humano ímpar que fez a diferença na vida de muitos. Obrigada Abla, por fazer parte da minha história e me ensinado tanto!”.
A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Vitoria Magalhães, falou que o falecimento da professora Abla Slaibi deixa um vazio e uma dor inexplicáveis. “O jeito único de ajudar os outros a crescer, sua forma muito especial de transmitir valores, o entusiasmo que demonstrava pela sua função de educadora são virtudes que dificilmente se encontram nos dias de hoje. A minha gratidão não tem limites pela experiência de aprendizagem que ela me proporcionou, e eu levarei comigo para sempre o seu ensinamento”.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br