A Defesa Civil continua em alerta em Manhuaçu. A forte chuva durante a madrugada provocou a cheia do rio Manhuaçu inundando casas, garagens, comércios e até ruas no início da tarde desta terça-feira. A previsão é de mais chuvas durante a noite e nesta quarta-feira, o que inevitavelmente agravaria a cheia e provocaria uma enchente. A estiagem e a chuva fraca da tarde contribuíram para estabilizar o quadro, mas o estado de atenção continua.
As águas do rio Manhuaçu já inundaram locais tradicionalmente sujeitos às cheias. As ruas Josias Breder, Orozimbo Aguiar, Adelice Vargas, Antônio Júlio, Júlio Bueno e Olímpio Vargas, na área do Centro/Santo Antônio, Francisco Fialho e Avenida Melo Viana na Baixada e Bom Pastor e Capitão Paulo Carneiro na Vila Deolinda já apresentam pontos de inundações. Carros passam com dificuldade.
MUDANÇA
As garagens e cômodos que ficam nas ruas paralelas ao rio já foram esvaziados pelos moradores em Manhuaçu. Durante toda a tarde, caminhões de mudanças e vizinhos ajudam na retirada dos móveis.
Quem já viveu outras enchentes prefere não arriscar. “É melhor retirar e deixar livre. A noite pode chover e é muito mais difícil para fazer a mudança”, comentou um morador na Josias Breder.
Na Vila Deolinda, moradores retiram os móveis das partes mais baixas e levam para o segundo andar ou para terraços de vizinhos ou familiares. “Quem já passou por uma enchente não fica esperando. A precaução é melhor”, ensina uma moradora.
Em Ponte do Silva, distrito localizado à 7 quilômetros de Manhuaçu, também foram registradas inundações em casas. Na zona rural, os rios Manhuaçu e São Luís, que ficam acima da cidade, tomaram grandes áreas de várzea. É daí que nasce a preocupação.
DEFESA CIVIL
Na Defesa Civil, a coordenadora Vininha Nacif explica que estão monitorando as chuvas nos municípios de Luisburgo e São João do Manhuaçu. “Essas chuvas demoram de 4 a 6 horas para chegar a Manhuaçu. Como a chuva deu uma trégua durante o dia, temos um intervalo para escoamento. O receio é se voltar a chover a noite ou na quarta-feira”, explica. A previsão do tempo é de chuva até quinta-feira na região.
Apesar dos registros, a coordenadora explica que não houve problemas maiores. Os telefones da coordenadoria de Defesa Civil são 3332-3874 e 3332-3816.
Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira - 16/12/08 - 16:43 - portalcaparao@gmail.com