Portal Caparaó - Barranco cede e atinge casa em Manhumirim
Geral

Barranco cede e atinge casa em Manhumirim

17/12/2008 - Atualizado em 20/12/2008 14h03

Após as intensas chuvas em Manhumirim, algumas famílias estão muito preocupadas com enchentes e deslizamentos de terra. É o caso de vários moradores da rua Azaléia, no bairro Morada Nova e da rua Padre Júlio Maria, no Santa Rita.

No bairro Morada Nova, nesta quarta-feira, um barranco caiu e ameaça derrubar parte da varanda de uma residência. Segundo o morador Vidomar Vicente Cristino (Mazinho), o problema foi causado pelo proprietário de um lote confrontante que neste ano desaterrou o local aumentando a altura do barranco e colocando em risco algumas residências da rua acima do lote. O morador, bem como os vizinhos José Carlos e Marina Dias procuraram a prefeitura, na época, para falar do perigo em que estavam sendo colocadas suas residências. José Carlos chegou até a acionar a justiça para garantir que sua residência não fosse prejudica pelas escavações no lote abaixo, mas até o momento está aguardando os encaminhamentos judiciais.

Agora, com a intensa chuva, parte do barranco cedeu e como se vê nas fotos, as rachaduras na varanda demonstram que parte da construção do Sr. Mazinho já está condenada.

Uma moradora do local ameaçado, Mauriza Barbosa, disse que mora de aluguel e que tem lembranças das tragédias de 1997 pois morava no Pedregal e teve seu lote condenado. Agora, com as rachaduras que apareceram no quarto de sua residência, já está tirando os móveis e disse que não vai ter coragem de dormir em casa. As casas dos demais vizinhos ainda não foram atingidas por rachaduras mas isso já está na iminência de acontecer.

O secretário de Meio Ambiente, Oséias Ferreira, disse que ligou para o proprietário do lote e que o mesmo irá passar amanhã para conversar e possivelmente assinar um termo de compromisso para a construção do muro no local. Segundo o secretário, o proprietário recebeu a liberação para fazer o desaterro do lote desde que seguisse orientações técnicas da engenharia e não viesse a causar danos ao meio ambiente ou às residências dos vizinhos e ainda que fizesse o muro.

O secretário de obras e engenheiro Ricardo esteve no local.

Santa Rita

Já alguns moradores do Bairro Santa Rita, precisamente na Rua Padre Júlio Maria (próximo à passarela) já estão acostumados com a água chegando às suas portas, afinal as casas estão praticamente no mesmo nível do leito do rio Jequitibá. Há poucos dias noticiamos que a enchente já tinha atingido algumas casas no local (veja). Ontem e hoje, esses moradores tiveram que ficar alertas novamente. A água atingiu algumas casas, mas não houve prejuízos.

Um dos moradores, conhecido como Tino da Areia, disse que já conhece bem o Rio Jequitibá e suas enchentes. Sabe o tempo em que as chuvas de cabeceira chegam a Manhumirim e também quando é hora de subir os móveis. Ressaltou que a construção da nova ponte próxima à fábrica de velas resolveu parte do problema das enchentes, pois agora, pelo menos a água não é represada pela ponte e com isso, o nível da água não fica muito alto. José Weber - portalmanhumirim.com.br - 13:37 - 17/12/08 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.